https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Região do Vale do Taquari registra maior temperatura do inverno

Calor de 36,2°C antecede retorno da chuva e risco de temporais isolados

Por REDAÇÃO em 20/08/2021 às 08:33:04
Foto divulgação: Jorge Ramos

Foto divulgação: Jorge Ramos

Ar seco e quente proporcionou tarde de calor e abafamento no Vale do Taquari. Ontem, em Lajeado a temperatura máxima alcançou marca de 36,2°C conforme registro do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH), da Univates.

Em pleno inverno, essa condição se compara às características do verão e extrapola os dados históricos dos últimos 30 anos. A média considerada normal nesta época do ano fica na faixa de 20°C.

"Vento norte formou uma bolha de ar quente com temperatura muito alta para este período. A anomalia foi de 15°C acima da média histórica. Na região dos Vales a máxima ficou entre 35 e 37 graus", comenta a meteorologista Estael Sias.

Conforme Sias, esse cenário é pouco comum, mas não foge à regra ter dias de calor durante o mês de agosto. "É como se a temperatura chegasse a 45ºC se estivéssemos em janeiro, mas o recorde histórico de máxima na capital, por exemplo, é de 40,7ºC em 1º de janeiro de 1943."

A origem deste calor todo são jatos de ar quente em baixos níveis da atmosfera a partir da Bolívia. Nessas condições, formam um corredor através dos países do Prata e transportam ar muito quente e fumaça do Centro-Oeste do Brasil para o RS.

Hoje a sensação ainda será de abafamento, mas o avanço de frente fria traz áreas de instabilidade e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. Mesmo com a mudança no tempo, a temperatura se mantém com marcas próximas a 20°C. No domingo, 22, volta a esquentar com tendência de 30°C.

Chuva e Frio

Modelos meteorológicos apontam para nova frente fria no fim deste mês. O ar polar traz chance de geada para regiões mais altas. "Como se trata de um evento de frio daqui a dez dias é cedo e prematuro fazer previsão de intensidade ou de qualquer tipo de fenômeno associado, uma vez que a previsão pode ainda mudar bastante", antecipa a meteorologista.

Previsão do tempo

Sexta-feira

O sol até aparece no Vale. Mas, no decorrer do período, instabilidades avançam sobre o território e a nebulosidade se intensifica, podendo ocorrer pancadas de chuva entre a noite e a madrugada de sábado. As temperaturas ainda se elevam e a sensação pode ser de desconforto em alguns momentos. Mínima 22º / Máxima 29º

Sábado

Instabilidades permanecem sobre o estado. Em função disso, a nebulosidade predomina sobre a região e ainda pode chover de forma fraca e irregular na primeira metade do dia. Persiste a possibilidade de temporais localizados. Mínima 22º / Máxima 29º

Fonte: A. HORA - Por Felipe Neitzke

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3