https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Produtor de Lajeado recebe certificado de produção orgânica da Rede Ecovida

Por REDAÇÃO em 11/08/2021 às 06:37:00
 Agricultor Leandro Lange, de Lajeado - Foto divulgação: Emater/RS

Agricultor Leandro Lange, de Lajeado - Foto divulgação: Emater/RS

Produtor de hortaliças e de frutas orgânicas, o agricultor Leandro Lange, de Lajeado, recebeu na última semana o Certificado de Conformidade Orgânica da Rede Ecovida. Com este reconhecimento, Lange, que integra a Organização de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale, passa a ter o direito de utilizar o selo Produto Orgânico do Brasil, o que lhe permitirá comercializar os seus cultivos para terceiros, como supermercados e lojas.

Morador do bairro Conventos, o produtor já possui desde 2007 a declaração de conformidade orgânica concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Governo Federal. O que lhe permite a venda direta ao consumidor em feiras, entregas domiciliares e por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além de Lange, o agricultor Tiago Belim, de Forquetinha, também recebeu o certificado de conformidade da Rede Ecovida na última semana.

Para Lange, esta é uma forma a mais de reconhecimento pelo trabalho realizado. "É algo que nos deixa felizes, que amplia os mercados, as redes e as oportunidades", avalia. A extensionista da Emater/RS-Ascar Andréia Binz Tonin explica que um alimento é certificado como orgânico quando, durante todas as etapas de produção, fique comprovada a não utilização de adubos e aditivos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas. "Ainda durante o processo é indispensável garantir que não haverá nenhum risco de contaminação interna ou externa, sendo que os insumos externos devem ter garantia de procedência", comenta.

Produtor de itens diversos como, alface, rúcula, couve-flor, beterraba, cenoura, brócolis, berinjela, repolho, pimentão e tomate, entre outros, Lange já atuou como presidente da OCS. O grupo conta com a participação de seis famílias que têm a atividade rural como sustento – sendo três de Lajeado, uma de Cruzeiro do Sul e duas de Forquetinha. "Para as famílias cultivar orgânicos é muito mais que não utilizar produtor "proibidos"", avalia Andréia. "Esse contexto também envolve uma relação ética entre agricultores e consumidores" salienta.

A Rede Ecovida atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nos quatro Estados são 32 núcleos, com 3230 famílias cadastradas. No Vale do Taquari são 19 famílias ligadas ao Núcleo Rio Pardo, que possui um total de 44 cadastrados. Tanto o processo de OCS quanto o de Sistema Participativo de Garantia (SPG) geram credibilidade a produção orgânica por meio da interação de pessoas ou organizações, sustentado na participação, comprometimento, transparência e confiança entre os envolvidos.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado - Jornalista Tiago Bald

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3