https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Pelo segundo ano consecutivo os Cooperados da Certaja Energia terão redução na conta de luz.

Redução chega a mais de 10% em algumas classes

Por REDAÇÃO em 30/07/2021 às 12:12:56
Redução da conta da energia-Foto divulgação: Certaja Energia

Redução da conta da energia-Foto divulgação: Certaja Energia

Enquanto os índices de inflação, cesta básica e outros insumos aumentam, a CERTAJA terá um índice de reajuste negativo nas faturas de energia, diminuindo seu valor

As tarifas de energia elétrica dos cooperados atendidos pela CERTAJA Energia terão seu reajuste anual a partir de 30 de julho de 2021, na revisão tarifária homologada pela ANEEL – Resolução Homologatória 2.914, de 27 de julho de 2021, sem comprometer a saúde financeirada Cooperativa, que segue investindo em obras e melhorias.

O efeito tarifário médio a ser percebido pelos cooperados será uma redução de -6,29%.Todas as classes perceberão que sua conta de energia ficará mais barata. Confira os novos percentuais abaixo:

- Alta Tensão (Grupo A):-3,14%

- Baixa Tensão (Grupo B): - 7,70%

- Baixa Renda: -12,36%

- Residencial: -10,63%

- Rural, -4,09%. Essa classe apresenta um reajuste de menor impacto em vista da retirada de 20% dos descontos, prevista em Decreto Federal.

Fruto de extenso trabalho, envolvendo o estudo de componentes das parcelas tarifárias, planejamento e controle eficiente de caixa, e tendo como principal fator de redução a compra da energia no ACL – Ambiente de Contratação Livre- a um preço bem menor do que os praticados pelas distribuidoras, a Cooperativa celebra esse fato.

Confira a entrevista com o presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins.

Certajano – Qual é o sentimento de poder oferecer uma tarifa mais baixa aos cooperados?

Renato Martins - Na realidade nosso sentimento é de estar cumprindo com o objetivo maior da cooperativa que é de prestar um serviço de melhor qualidade possível e a um custo também o menor possível.

Certajano – Quais as principais razões para que o reajuste tenha sido negativo?

Renato Martins - A razão maior para que isso fosse possível é o fruto de um trabalho que vinha sendo desenvolvido há vários anos, através de nossa equipe técnica e que culminou no ano de 2020 com a compra da energia que é distribuída aos nossos cooperados numa condição bem mais favorávelàquela até então praticada. Esse diferencial entre o preço que pagávamos e o novo preço que estamos pagando (em torno de 50% menos) está sendo repassado aos nossos cooperados.

Certajano – Como está a saúde financeira da CERTAJA Energia?

Renato Martins - Podemos afirmar com muita segurança que a saúde financeira de nossa Certaja é muito boa, nos possibilitando a execução de volumes significativos, ao longo dos anos, em investimentos em nossa infraestrutura energética com recursos próprios e ainda com margem para reduzir a tarifa praticada para nosso quadro social.

Fonte: Certaja Energia

Certajano – Quais os planos de investimentos até o final do ano?

Renato Martins - Como já temos divulgado, durante este ano de 2021 a Certaja deu início à execução de uma obra de grande relevância dentro do seu contexto operacional e econômico. Trata-se da construção de uma rede de 69 kV com aproximadamente 24 Km de extensão, saindo de Venâncio Aires até Vale Verde e com uma subestação rebaixadora. Essa obra já está em execução com previsão de conclusão para entrar em operação em março de 2022 e cujo valor de investimento está estimado em R$ 25 milhões.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3