https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante delta no RS

Por REDAÇÃO em 24/07/2021 às 19:53:00
A característica mais marcante da variante delta é a maior transmissibilidade Foto: Reprodução/O SUL

A característica mais marcante da variante delta é a maior transmissibilidade Foto: Reprodução/O SUL

O Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) confirmou, neste sábado (24), a ocorrência de transmissão comunitária da variante delta (B.1.617.2) do coronavírus no Rio Grande do Sul. Primeiramente detectada na Índia, essa variante teve os dois primeiros casos no Estado registrados na segunda-feira (19), em Gramado.

O conceito de transmissão comunitária ou local é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível definir a origem da transmissão. Ou seja, não é possível identificar de quem se contraiu a Covid-19.

De acordo com a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos, a confirmação do primeiro caso em Gramado por sequenciamento genético completo pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio, e o aumento de prováveis casos de contaminação por essa linhagem identificadas pelo Cevs indicam que há circulação comunitária.

"A vacina protege contra essa variante, especialmente após a segunda dose no caso dos imunizantes que precisam de reforço, mas a vacinação não impede que que a pessoa se contamine e siga transmitindo o vírus. Por isso, é preciso manter todos os cuidados de proteção contra a Covid-19 independentemente de ter tomado a vacina, principalmente quem tem qualquer fator de risco para complicações da doença", afirmou a diretora.

Até o momento, foram confirmados três moradores do RS com a variante delta. Os dois primeiros em Gramado, que têm vínculo e contraíram a Covid-19 no município, e um em Nova Bassano, que contraiu a doença em viagem ao Rio de Janeiro.

Além deles, o Estado registra outros 11 casos suspeitos: cinco com amostras em análise na Fiocruz (mais um de Gramado, também contactante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas) e seis amostras que deverão ser enviadas ao laboratório carioca nesta segunda-feira (26), de residentes em Alvorada, Passo Fundo, Esteio, São José dos Ausentes, mais um de Sapucaia do Sul e um de Santana do Livramento.

Fonte: O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3