Bolsonaro passa quarta noite no hospital e pode receber alta neste domingo

Por Jorge Ramos em 18/07/2021 às 10:04:30
Neste sábado (17), Bolsonaro compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital. Foto: Reprodução/Instagram

Neste sábado (17), Bolsonaro compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital. Foto: Reprodução/Instagram

Após passar sua quarta noite internado no hospital, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode receber alta neste domingo (18), informou o médico-cirurgi√£o Antonio Luiz Macedo, que acompanha o chefe do Executivo desde 2018, quando ele foi vítima de um ataque a faca.

"O sistema digestivo de Bolsonaro est√° funcionando, j√° h√° passagem de alimentos, e est√° sem obstru√ß√Ķes", disse Macedo, que parou para falar rapidamente com jornalistas neste s√°bado (17), na porta do hospital Vila Nova Star, na zona sul de S√£o Paulo.

Bolsonaro est√° internado no hospital da capital paulista desde a quarta-feira (14), quando foi diagnosticado com uma obstru√ß√£o intestinal após sentir dores abdominais. O presidente j√° apresentava crises de solu√ßo h√° cerca de dez dias, o que estava relacionado com obstru√ß√£o no intestino.

Em entrevista exclusiva concedida ao Estad√£o no s√°bado, Macedo afirmou que j√° vinha acompanhando as queixas de solu√ßo de Bolsonaro e, em parceria com o cardiologista Ricardo Camarinha, médico do presidente, tinha prescrito medicamentos e indicado uma dieta mais leve.

Segundo ele, o quadro de obstru√ß√£o intestinal é "potencialmente grave", mas a situa√ß√£o j√° estava controlada quando chegou a Brasília para avaliar o estado de saúde do presidente. O cirurgi√£o classificou Bolsonaro como um paciente que obedece a orienta√ß√Ķes médicas e disse que ele est√° evoluindo, andando pelo hospital e se exercitando.

Desde quinta-feira (15), o quadro clínico do presidente segue evoluindo de forma satisfatória, informam os boletins médicos divulgados pela assessoria do Vila Nova Star. Na sexta-feira (16), a sonda nasog√°strica foi retirada e o presidente aceitou bem a alimenta√ß√£o via oral.

A equipe que acompanha Bolsonaro deve decidir nos próximos dias sobre a alimenta√ß√£o do presidente – a dieta deve passar de cremosa (consumida com colher) para pastosa (consumida com garfo), sem incluir alimentos fermentativos, que formam gases.

Macedo afirmou que a recomenda√ß√£o é que Bolsonaro mastigue bem a comida, fa√ßa refei√ß√Ķes leves e pratique exercícios regularmente, como caminhadas. Segundo o médico, a depender de avalia√ß√£o médica, Bolsonaro estaria apto para voltar ao trabalho j√° nesta segunda-feira (19).

Redes sociais

No s√°bado (17), pelas redes sociais, o presidente compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital, além de ter participado virtualmente da inaugura√ß√£o de uma ag√™ncia da Caixa Econômica Federal em Miss√£o Velha, no Cear√°, cerca de 530 quilômetros distante da capital Fortaleza. A participa√ß√£o do presidente foi transmitida em um tel√£o instalado no local. O presidente também postou um vídeo caminhando no corredor com a legenda: "Seguimos progredindo. Bom dia a todos!".

Fonte: O SUL

Comunicar erro
JORNAL TABAIENSE

Coment√°rios

M. VALE-PEDRO-BRILHO
BARBA/BRILHO