https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Bolsonaro passa quarta noite no hospital e pode receber alta neste domingo

Por REDAÇÃO em 18/07/2021 às 10:04:30
Neste sábado (17), Bolsonaro compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital. Foto: Reprodução/Instagram

Neste sábado (17), Bolsonaro compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital. Foto: Reprodução/Instagram

Após passar sua quarta noite internado no hospital, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode receber alta neste domingo (18), informou o médico-cirurgião Antonio Luiz Macedo, que acompanha o chefe do Executivo desde 2018, quando ele foi vítima de um ataque a faca.

"O sistema digestivo de Bolsonaro está funcionando, já há passagem de alimentos, e está sem obstruções", disse Macedo, que parou para falar rapidamente com jornalistas neste sábado (17), na porta do hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo.

Bolsonaro está internado no hospital da capital paulista desde a quarta-feira (14), quando foi diagnosticado com uma obstrução intestinal após sentir dores abdominais. O presidente já apresentava crises de soluço há cerca de dez dias, o que estava relacionado com obstrução no intestino.

Em entrevista exclusiva concedida ao Estadão no sábado, Macedo afirmou que já vinha acompanhando as queixas de soluço de Bolsonaro e, em parceria com o cardiologista Ricardo Camarinha, médico do presidente, tinha prescrito medicamentos e indicado uma dieta mais leve.

Segundo ele, o quadro de obstrução intestinal é "potencialmente grave", mas a situação já estava controlada quando chegou a Brasília para avaliar o estado de saúde do presidente. O cirurgião classificou Bolsonaro como um paciente que obedece a orientações médicas e disse que ele está evoluindo, andando pelo hospital e se exercitando.

Desde quinta-feira (15), o quadro clínico do presidente segue evoluindo de forma satisfatória, informam os boletins médicos divulgados pela assessoria do Vila Nova Star. Na sexta-feira (16), a sonda nasogástrica foi retirada e o presidente aceitou bem a alimentação via oral.

A equipe que acompanha Bolsonaro deve decidir nos próximos dias sobre a alimentação do presidente – a dieta deve passar de cremosa (consumida com colher) para pastosa (consumida com garfo), sem incluir alimentos fermentativos, que formam gases.

Macedo afirmou que a recomendação é que Bolsonaro mastigue bem a comida, faça refeições leves e pratique exercícios regularmente, como caminhadas. Segundo o médico, a depender de avaliação médica, Bolsonaro estaria apto para voltar ao trabalho já nesta segunda-feira (19).

Redes sociais

No sábado (17), pelas redes sociais, o presidente compartilhou uma foto tomando sopa em seu quarto no hospital, além de ter participado virtualmente da inauguração de uma agência da Caixa Econômica Federal em Missão Velha, no Ceará, cerca de 530 quilômetros distante da capital Fortaleza. A participação do presidente foi transmitida em um telão instalado no local. O presidente também postou um vídeo caminhando no corredor com a legenda: "Seguimos progredindo. Bom dia a todos!".

Fonte: O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3