https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

CBMRS e entidades de engenharia avaliam estruturas em prĂ©dio da SSP para avançar nas buscas

Por REDAÇÃO em 17/07/2021 às 18:01:05
Reunido com equipes de engenharia, tenente-coronel Estevam, comandante do 1° Batalhão do CBMRS da capital, detalha área de busca - Foto: Divulgação SSP

Reunido com equipes de engenharia, tenente-coronel Estevam, comandante do 1° Batalhão do CBMRS da capital, detalha área de busca - Foto: Divulgação SSP

Para dar continuidade e avançar etapas nas ações de busca pelos dois bombeiros militares desaparecidos após o incĂȘndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) se reuniram na manhã deste sĂĄbado (17/7) com um grupo de engenheiros de entidades públicas e privadas.

O tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre e que estĂĄ coordenando os trabalhos de busca no terreno, apresentou aos profissionais as ações de combate ao fogo e de busca e resgate realizadas até o momento – atividade que permanece 24 horas em andamento.

PrédioSSP 17JUL foto6
No terreno da SSP, tenente-coronel Estevam orienta as equipes de busca e resgate - Foto: Divulgação SSP

Os engenheiros também foram apresentados às equipes de operação e fizeram um reconhecimento da ĂĄrea de escombros no prédio. A partir de agora, os trabalhos terão sequĂȘncia de forma contínua com avaliações estruturais a cada passo para avançar na remoção de material do perímetro delimitado pela indicação das equipes de binômios (quatro duplas de bombeiro militar e cão de resgate). Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento de estruturas de concreto.

Além de engenheiros peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de servidores da Secretaria de Obras e Habitação do Estado (SOP), participam profissionais do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), da Defesa Civil Municipal e do curso de Engenharia da Unisinos. Também estão presentes profissionais da iniciativa privada com reconhecida experiĂȘncia e conhecimento do trabalho em estruturas colapsadas.

PrédioSSP 17JUL foto10
Bombeiros que assumiram os trabalhos no início da manhã deste sĂĄbado reforçaram compromisso de encontrar colegas desaparecidos - Foto: Divulgação SSP

A Defesa Civil Estadual providenciou a instalação de barracas para servir de base ao trabalho dos engenheiros no pĂĄtio da SSP. Também permanece a ação integrada de apoio, empenhado desde o momento do incĂȘndio, por parte da Secretaria da Segurança Municipal, da Defesa Civil Municipal, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre e da Brigada Militar, para garantir a segurança no perímetro das operações.

Antes do início da reunião, o tenente-coronel Estevam reuniu o efetivo do CBMRS presente no terreno para reforçar as orientações de trabalho e o espírito de total entrega na missão de busca. Em formação, os bombeiros militares prestaram continĂȘncia e uma salva de palmas em respeito à bravura primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa e do segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, reforçando o compromisso de permanecer nas buscas até localizĂĄ-los.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom

Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3