https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Encontro em Teutônia reúne jovens rurais do Vale do Taquari

Por REDAÇÃO em 14/07/2021 às 10:04:47
Palestrante do dia, a extensionista Letícia Mairesse abordou a produção agrícola para o autoconsumo

Palestrante do dia, a extensionista Letícia Mairesse abordou a produção agrícola para o autoconsumo

Sensibilizar e estimular o jovem para o tema da sucessão rural, buscando o fortalecimento de sua atuação no campo. Este foi o objetivo da quinta edição do Encontro Regional de Jovens Rurais do Vale do Taquari, realizado nesta terça-feira (13/07), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Teutônia. Organizada pela Emater/RS-Ascar, Comissão Regional de Jovens Rurais e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), a atividade teve formato híbrido, ocorrendo também por meio de transmissão online, via google meet.

Nesse sentido, e com a intenção de reduzir as aglomerações em meio à pandemia de covid-19, sem comprometer a qualidade, o encontro contou com atividades de integração, relatos de experiências com os jovens e visita a propriedades rurais, para os que estiveram no evento de forma presencial. Outro destaque foi a palestra com Agricultura Familiar e Produção Para o Autoconsumo. Ministrado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Letícia Mairesse, o painel discutiu o cultivo para o autoconsumo como uma prática de socialização das técnicas de produção dentro do núcleo familiar.

Cruzando dados, Letícia lembrou que alimentação também é "ato político" e que, em muitos casos, a correria do dia a dia faz com que optemos por uma alimentação menos diversificada e mais "monótona", em que predominam comidas ultra processadas e com altas concentrações de sal, açúcar, corantes e conservantes. Assim, a produção para o autoconsumo acaba por ter também um caráter de "resgate", capaz de fortalecer, inclusive, os vínculos afetivos entre as famílias rurais. "Fora o fato de deixar os agricultores menos dependentes do mercado, dando mais autonomia e reduzindo o custo de vida", salientou.

Para a coordenadora da Comissão Regional de Jovens do Vale do Taquari, Jaíne Sprandel, o evento tem importância por permitir a troca de experiências e a reflexão a respeito da identidade do jovem rural, especialmente em um período de transformações nas formas de produzir, com ampliação de acesso às tecnologias. Para a jovem Jaíne, que é bovinocultora de leite da Linha São Jacó, em Teutônia, a escassez de políticas públicas permanece como um desafio a ser superado. "A Extensão Rural até supre em partes esse gargalo, mas há uma dificuldade de acesso a programas que oportunizem a permanência do jovem na agricultura", pontua.

Já a extensionista Social da Emater/RS-Ascar - que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado – Elizangela Teixeira, o encontro foi uma oportunidade de ouvir propostas, debater o acesso a políticas públicas existentes e apontar, assim como fez Jaíne, possíveis encaminhamentos sobre o tema. "São muitos os desafios e uma ação desse tipo reforça o compromisso das entidades na busca por uma agricultura familiar mais forte, que gere renda e qualidade de vida", enfatizou, destacando a tecnologia como aliada nesse processo.

Além de jovens produtores, prestigiaram o encontro autoridades como o prefeito de Teutônia Celso Forneck, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, o coordenador da Regional Sindical do Vale do Taquari, Marcos Hinrichsen, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann, e a secretária de Agricultura de Teutônia, Lídia Dhien, entre outras. Em sua fala, Lagemann valorizou a atividade, destacando as mudanças que colocam o agricultor em posição de destaque no tecido social. "Na propriedade em que trabalham com suas famílias, vocês são sócios, acionistas", comparou. "E isso, certamente, é motivo de orgulho", finalizou.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado - Jornalista Tiago Bald

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3