https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Vento reforça sensação de frio nesta terça-feira

Meteorologia não descarta ocorrência de chuva congelada na região alta

Por REDAÇÃO em 29/06/2021 às 08:57:22
Foro divulgação: Jorge Ramos

Foro divulgação: Jorge Ramos

A passagem de nova frente fria, de origem polar, traz chance de geada ao Vale do Taquari. Localidades da região alta podem ter temperatura próxima ou abaixo de 0°C no amanhecer desta terça-feira, 29. A sensação será de frio intenso por conta do vento moderado e o aumento da nebulosidade.

Em algumas regiões do estado, a circulação de umidade e o ar gelado permitem a ocorrência de precipitação de inverno, com chuva congelada ou neve. "A circulação ciclônica vai coincidir com a parte mais intensa do ar polar, possibilitando a precipitação de inverno", explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Na região, apesar de chances mínimas para chuva congelada, se houver alguma precipitação é esperada para regiões mais altas e nas primeiras horas do dia. Ainda ontem, nuvens começaram a avançar sobre o estado após deslocamento de ciclone extratropical ao leste da província de Buenos Aires, na Argentina. Essas condições podem dar origem ao fenômeno.

"Será uma terça-feira fria e desconfortável para quem estiver na rua", comenta Estael. A mínima prevista para Lajeado é de 3°C e a máxima não deve passar de 13°C. As condições do ciclone e da frente fria conferem uma tarde sem aquecimento.

Ainda de acordo com a meteorologista, o cenário é complexo e pode ter alguma surpresa na condição do tempo. "A formação expressiva de geada é esperada para quinta-feira, com a influência de ar mais seco em relação ao início da semana", observa Estael.

Para municípios acima de 600m de altitude, como é o caso de Boqueirão do Leão e Progresso, a temperatura mínima deve se manter próxima a 0°C hoje e amanhã. O ar frio perde força somente a partir do fim de semana, quando máximas podem ultrapassar os 20°C.

Previsão do tempo

Terça-feira, 29:

A massa de ar polar continua definindo as condições do tempo e o sol aparece entre nuvens. O dia começa gelado com condições para geada na maior parte do Vale. Por conta do ingresso do ar frio e o vento sul soprando, a sensação vai ser de frio durante todo o período.

Mínima: 3°C

Máxima: 11°C

Quarta-feira, 30:

A quarta-feira começa com nebulosidade variável na região. Mas, gradativamente o tempo melhora, podendo ocorrer intervalos com aberturas do sol. O dia começa com temperaturas baixas e há possibilidade de geada, principalmente nos pontos mais altos da região.

Mínima: 5°C

Máxima: 14°C

Fonte: Felipe Neitzke/ A. HORA

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3