https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Ar polar traz frio por 10 dias

Umidade confere dias com maior nebulosidade e períodos de garoa

Por REDAÇÃO em 16/06/2021 às 10:02:36
Foto divulgação: Jorge Ramos-Tabaí/RS

Foto divulgação: Jorge Ramos-Tabaí/RS

O ar polar vindo pela Argentina influencia o tempo nos próximos dias. Faz frio não apenas à noite. As máximas variam entre 14 e 16 graus no Vale do Taquari. Além da temperatura mais baixa, o tempo segue úmido.

Não há potencial para volumes expressivos de chuva. O cenário é de garoa e nebulosidade variável. Conforme a MetSul Meteorologia, a frente fria recebe um reforço e a mínima da semana será registrada na quinta-feira, 17, com temperatura próxima de 0°C na região alta do Vale.

"Os últimos dias do outono serão com condições típicas de inverno. Temperatura acima de 20°C, provavelmente apenas na próxima semana", antecipa a meteorologista Estael Sias. Também não é descartada a formação de geada na metade norte do RS.
Esta é classificada como a mais forte incursão de ar frio a alcançar o território gaúcho este ano. Apesar disso, não deve trazer as menores temperaturas do ano, por não ter um perfil seco da atmosfera.

A combinação de ar polar e da presença de nuvens devem fazer com que as tardes fiquem mais frias. Nos dias em que houver chuva, como se prevê para o fim de semana, a temperatura se eleva ainda menos.

Os dados meteorológicos indicam que só após o dia 25 deste mês a temperatura volta a subir. A próxima semana ainda será de máximas entre 15 e 19 graus, em Lajeado. Já em relação a chuva, há possibilidade de volumes mais expressivos nos dias 23 e 24 de junho.

Neutralidade

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuva entre 10 e 50mm abaixo da média de junho. Essa condição é atrelada à neutralidade climática, quando não há influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. Já para julho e agosto, o modelo prevê precipitações dentro do normal.

O instituto não descarta períodos mais secos, reflexo da recente atuação da La Niña. Outra consequência será a entrada de ar frio mais intenso durante o inverno. A falta de bons volumes de precipitação tem causado preocupação, principalmente na agricultura.
A meteorologista Jossana Ceolin Cera, consultora do Irga, atenta aos níveis hídricos. "Os níveis dos reservatórios estão baixos, e, até o momento, não se tem expectativa de elevados volumes de chuva", observa.


Fonte: Crédito / Foto: A. HORA - Por: Felipe Neitzke

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3