https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Amvat pede a prefeitos fiscalização rigorosa

Com objetivo de evitar agravamento do cenário empidemiológico, entidade sugere protocolo regional para frear a pandemia

Por REDAÇÃO em 13/06/2021 às 09:11:44
Associação é sediada no antigo prédio da Polar, cedido pelo governo de Estrela (Foto: Divulgação/Paulo Ricardo Schneider)

Associação é sediada no antigo prédio da Polar, cedido pelo governo de Estrela (Foto: Divulgação/Paulo Ricardo Schneider)

Mais rigor à fiscalização, proibição de esportes coletivos e vedação de atividades noturnas, em especial as que promovem mais aglomeração, como música ao vivo. Essas são as principais diretrizes do plano de ação sugerido nessa sexta-feira, 11, aos prefeitos da região em assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

O governo estadual emitiu dois "avisos", em 2 e 9 de junho. A estrategia regional é apresentar os protocolos definidos pelo comitê técnico aos gestores municipais para que adequações sejam sugeridas e analisadas na próxima sexta-feira, 18.

Para evitar um "alerta" do Piratini antes da próxima assembleia, os prefeitos foram recomendados a aumentar efetividade das fiscalizações. De acordo com o assessor jurídico da Amvat, Juliano Hesiler, o protocolo apresentado é uma sugestão. "É uma proposta de plano de ação, mas a validade está condicionada à aprovação da assembleia", aponta Heisler.

A maior preocupação da associação regional é garantir que as atividades comerciais e escolas permaneçam abertas.

Caso o sistema de monitoramento do Estado identifique um cenário mais grave na região antes do dia 18, o protocolo apresentado ontem será implementado. No sistema 3 As, as regiões devem emitir um plano de ação para o Piratini, em 48h. Na avaliação Amvat, as regras apresentadas não devem gerar intervenções do comitê de contingenciamento estadual.

Esportes coletivos

Um ponto de debate na assembleia foi a flexibilização da prática esportiva com duas ou mais pessoas. Como não há consenso nos regramentos municipais, há um temor quanto ao deslocamento de moradores de uma cidade para jogos em outros municípios.
O desconforto foi exposto pelo prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. "Nos preocupa muito a pressão muito forte com os nossos esportistas".

A preocupação é que quando atletas vão para outra cidade, possa gerar a aglomeração de mais pessoas no mesmo local. As ponderações serão repassadas ao comitê técnico regional.

Credito: A. Hora

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3