https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Aapecan lança campanha de doação de sangue

Em Lajeado o Hemovale fica junto ao Hospital Bruno Born

Por REDAÇÃO em 08/06/2021 às 10:26:32
Foto divulgação: Diego Reis Franz- A cor da Vida

Foto divulgação: Diego Reis Franz- A cor da Vida

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta para uma queda de aproximadamente 20% nas doações de sangue no Brasil a partir de 2020. Esse dado tem como principal causa a pandemia do novo Coronavírus. Pensando nisso e para incentivar a doação voluntária e regular de sangue, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - que também requer a atenção para a necessidade de sangue para muitos de seus usuários em tratamento - lança a campanha "Aapecan Sangue Bom" alusiva ao Dia mundial do doador de sangue (14/06), que ocorrerá durante o mês de junho por todo o Rio Grande do Sul.

O objetivo da campanha é a conscientização da população e o aumento da taxa de doação de sangue voluntária dos gaúchos que reduziu em 60% no ano de 2020, de acordo com dados do Hemocentro do Estado. A divulgação se dará por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Site) das 14 Unidades da instituição, contatos com veículos da imprensa (TVs, Rádios, Jornais e Digital) e parcerias com os bancos de sangue e hospitais municipais.

De acordo com o Ministério da Saúde a reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. O Ministério da Saúde ainda esclarece que todas as medidas de segurança em relação à covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.

Em Lajeado o Hemovale fica junto ao Hospital Bruno Born. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h. No sábado atendimento das 7h30min às 11h. Mais informações pelo fone (51) 3748-0442.

Exposição em Grafitti

Uma das ações da campanha será a realização de uma exposição com obras em graffiti em telas de pintura. Os autores das obras de artes são quatro artistas das cidades do Sul do Estado que voluntariamente produziram as peças. Cassiano Mendes, Diego Reis Franz, Gabriel Veiz e Lucas Stuczynski retrataram a importância da doação de sangue, do amor ao próximo e de fazer o bem. A mostra real estará fixada no Shopping Total, na Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta, em Porto Alegre e diversas reproduções, em banners, estarão expostas nos Municípios gaúchos que abrigam Unidades da Associação.

Sobre a Aapecan Lajeado

Inaugurada em novembro de 2007, a Unidade nasceu para dar suporte a usuários de municípios do Vale do Taquari, que precisam ir até Lajeado fazer tratamento.

O trabalho não se restringe apenas ao fornecimento de materiais, que passa por avaliação da equipe do Serviço Social. Os usuários ainda encontram na entidade, que possui sede própria, outros atendimentos e atividades, como: grupo de apoio, atendimento psicológico e social, oficina de artesanato, Reiki e culinária e brechó.

A Casa de Apoio inaugurada em março de 2011 oferece hospedagem gratuita aos usuários cadastrados e acompanhante de segunda a sexta-feira e dispõe de dormitórios climatizados, higienização, sala de convivência com TV e quatro alimentações diárias. A capacidade é para 10 pessoas.

Atualmente contamos com mais de 900 usuários cadastrados na entidade.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3