https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Retorno às aulas presenciais em Tabaí

Por REDAÇÃO em 16/05/2021 às 10:07:00
Foto divulgação: SME de Tabaí

Foto divulgação: SME de Tabaí

O retorno às aulas no município de Tabaí estão ocorrendo tranquilamente, no modo híbrido e escalonado. No dia 03 de maio, deu- se início a este retorno nas escolas que atendem turmas de educação infantil, pré-escola e 1º e 2º anos do município. Ocorreu de modo tranquilo e com poucos alunos.
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil, as crianças estão sendo atendidas um só turno de 4h, sendo dado oportunidade de opção aos pais (manhã ou tarde) e condições de atendimento, a fim de administrar as atividades com máximo de segurança possível dentro dos protocolos exigidos e sob a orientação do Comitê de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus (COE).
Salientamos que, no momento, não será possível o retorno das atividades em turno integral, pois precisamos atender ao decreto estadual nas regras de distanciamento e taxa de ocupação dos espaços físicos.
As demais turmas retornaram gradativamente. As turmas de 3° ao 5° anos e turmas da EJA iniciaram as atividades presenciais no dia 10 de maio, as turmas do Fundamental II ( 6°ao 9° ano), terão início às atividades presenciais nesta segunda, dia 17.
As turmas do Ens. Médio terão atividades presenciais a partir do dia 24 de maio. Este retorno está acontecendo de forma híbrida e escalonada, através de revezamento de dias semanais devido a necessidade de promover o distanciamento. As turmas com matrícula acima do número permitido pelo espaço disponível estão sendo dividadas, criando dois grupos, onde 50% dos alunos frequentarão o ensino presencial dois turnos semanais e os outros 50% em outros dois turnos desta semana, e assim sucessivamente. Nos dias em que as aulas não forem presenciais, haverão atividades e trabalhos remotos os quais deverão ser realizados e entregue nos próximos encontros presenciais.
Essa organização de funcionamento das turmas de forma híbrida e escalonada está sendo repassada às famílias pela Equipe Diretiva de cada escola, informando quais serão os dias e horários de cada estudante.
O principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação é ofertar aos alunos uma aprendizagem significativa, observando também a necessidade e importância da socialização e interação no meio escolar bem como, atender as regras do plano de contingência, através do qual estão definidos os protocolos sanitários e epidemiológicos, a fim de oportunizar um retorno o mais seguro possível aos alunos e profissionais.
Maiores informações quanto aos protocolos e funcionamento interno das escolas estão sendo enviadas às famílias em forma de uma cartilha informativa.
Salientamos que, além dos protocolos adotados no uso do transporte escolar, ocorrerá no ambiente escolar higienização constante e, entre outras, estão sendo adotadas as seguintes regras:
O aluno, além da máscara de uso, deverá ter em sua mochila 2 máscaras para troca.
A temperatura será aferida na entrada da escola. Se estiver igual ou superior a 37,8 graus ou apresentar sintomas gripais, a orientação é acompanhar a evolução do caso e procurar o serviço de saúde. Os responsáveis serão chamados e deverão buscar seu filho imediatamente.
O acesso dos pais e/ou responsáveis ao interior da escola continua proibido, assim como a aglomeração de pessoas na entrada e na saída do prédio.
É obrigatório o uso de máscara de proteção facial a todos que frequentam e se dirigem à escola. Para as crianças menores de 6 anos o uso de máscara não é obrigatório dentro da sala de aula, segundo nota Informativa 27 CEVS/COE/SES -RS, de 14/10/2020, revisada em 12/11/2020, mas a orientação da Secretaria Municipal de Educação é de que se faça o uso da máscara a partir dos 3 anos de idade.
As famílias deverão assinar um termo de responsabilidade e consentimento, autorizando o estudante a frequentar as aulas de forma presencial, conforme cronograma enviado pela escola.
O atendimento presencial poderá ser suspenso sempre que houver alterações nos protocolos de distanciamento social ( Bandeira Preta), estabelecidos pelo governo estadual e/ou municipal.
Fonte: S.M.E. de Tabaí
Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3