https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Entenda o risco das ofertas de 'Office 365 vitalício'

Tira-dúvidas explica por que ofertas de Office podem levar à exposição de dados e problemas de acesso. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da

Por REDAÇÃO em 22/04/2021 às 07:33:00
Tira-dúvidas explica por que ofertas de Office podem levar à exposição de dados e problemas de acesso. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

ffice 2019 é a única versão perpétua do pacote da Microsoft e conta com aplicativos clássicos, mas não vem com Access, Publisher ou armazenamento no OneDrive.

Divulgação

Guardei a senha do OneDrive em um arquivo próprio no computador, mas não está dando certo. No site diz que a senha está errada. Como eu comprei esse 365 de uma empresa que vende vitalício, ele é igual ao de empresas. Consigo (depois de logado) alterar a senha e o nome, mas não o e-mail de acesso.

Pelo computador, consigo fazer upload de arquivos. Quando clico em "exibir on-line", pede a senha. E aí é que dá errado.

Já usei todas as senhas que lembro, sem sucesso.

Tem como saber a senha que está gravada no computador? – José

O problema nesse caso, José, não é a recuperação da senha usada, mas sim o serviço que você está utilizando.

Não existe "Office 365 vitalício". O produto que você adquiriu provavelmente foi comercializado de forma irregular e, portanto, você não tem acesso aos canais de serviço e suporte técnico que poderiam resolver o seu problema.

O blog procurou a Microsoft para que a empresa ajudasse a esclarecer o assunto. A companhia destacou alguns esclarecimentos:

Existe uma versão do Office perpétua. Hoje, essa versão é comercializada como "Office 2019". Uma vez comprado, o Office 2019 pode ser usado sem pagamentos recorrentes e sem limitação de tempo, mas não dá direito a atualizações (é preciso comprar o pacote novamente pelo preço integral).

O Office 365 ou Microsoft 365, por outro lado, é um "serviço de subscrição", em que o consumidor precisa pagar uma assinatura mensal ou anual para continuar usando o software. Se o pagamento for interrompido, também não será possível continuar usando as aplicações.

O Office 2019 não inclui armazenamento em nuvem no OneDrive. Portanto, se você está utilizando uma conta de OneDrive associada ao uso do Office, você realmente adquiriu um serviço de assinatura. Só que esse serviço não é oferecido em uma modalidade vitalícia, o que caracteriza uma oferta irregular.

A Microsoft lista todas as diferenças entre o Office 2019 e o Office 365 em uma página em seu site. É importante conhecer essas diferenças para não adquirir o produto errado nem ser enganado.

"Caso o cliente final esteja contratando um serviço em nuvem 'vitalício', possivelmente ele está sendo vítima de alguma irregularidade praticada por terceiros de má-fé. Todo serviço que é pago conforme o uso é uma assinatura e não um software perpétuo. Portanto, se o consumidor encontrar alguma oferta de Office 365 Vitalício ou Office 365 perpétuo, estes produtos não são originais", explicou a Microsoft.

Como em qualquer produto irregular, não é possível garantir que o serviço funcione da forma correta. Por exemplo, o software pode apresentar problemas e você pode ter dificuldade para restabelecer o acesso supostamente vitalício.

No seu caso, José, o problema apareceu na senha, mas também existem outros perigos.

O OneDrive individual pode proteger seus arquivos, mas contas empresariais deixam arquivos disponíveis para o administrador

Reprodução

Compartilhamento pode expor dados

Embora não seja possível saber exatamente o que o vendedor fez nesse caso, parece que ele adquiriu uma conta empresarial e está revendendo o acesso a usuários de forma irregular.

O risco, nessa situação, é que ele manterá o controle administrativo sobre a conta empresarial. Com isso, ele também terá acesso aos arquivos que você envia para o OneDrive, deixando seus dados expostos.

A modalidade empresarial se destina ao uso de organizações com muitos usuários e com equipes de TI. Portanto, os administradores precisam de acesso universal – não são contas independentes como aquelas destinadas ao uso individual.

A Microsoft recomenda que empresas e usuários sempre adquiram licenças próprias e jamais compartilhem licenças. Inclusive, licenças compradas para determinados usuários não devem ser usadas por outros.

"Caso esse compartilhamento de licenças seja feito pela empresa ou colaborador existe um grande risco de exposição de dados confidenciais. Outras pessoas podem acessar dados confidenciais da empresa ou do colaborador se eles forem disponibilizados no OneDrive ", apontou a Microsoft.

O que fazer?

É comum usar o computador para redigir documentos ou trabalhar com planilhas e apresentações. Isso, claro, exige a obtenção de algum pacote de aplicações de escritório, como é o caso do Office.

Mas o Office não é o único que pode realizar essas tarefas. Você pode utilizar o OneDrive gratuito, que inclui uma versão (limitada) do Word e do Excel. Com uma conta Google (também de graça), você pode acessar as ferramentas on-line do Google, como o Docs, para redigir seus documentos.

Se você faz questão de ter um programa instalado no computador, você ainda pode recorrer a alternativas gratuitas. A mais conhecida é o LibreOffice.

Por outro lado, se você necessita das aplicações da Microsoft, como Word, Excel e PowerPoint, você terá de escolher entre a versão perpétua e para uso em um único computador (Office 2019) ou a versão por assinatura, que pode ser usada em até 5 dispositivos (Microsoft 365).

Uma vantagem do "365" sobre o 2019 são as atualizações. Por ser um serviço de assinatura, o Office 365 não exige uma nova compra para receber versões atualizadas dos programas. O Office 2019, por outro lado, recebe apenas correções de bugs. Você terá de pagar por uma atualização futura com novos recursos.

Caso decida comprar o Office – ou qualquer software –, procure um revendedor autorizado e desconfie de categorias de serviço que não são oferecidas no site oficial.

Quando comercializado por parceiros, o Office 365/Microsoft 365 é oferecido por meio de um código que você ativa em sua conta Microsoft. Se o vendedor oferecer uma senha com uma conta de serviço pré-ativada, desconfie: esse não é o método comum de venda.

No seu caso, José, você deve interromper o uso do Office imediatamente, remover a conta do seu computador e utilizar uma conta própria para os serviços. Procure uma das alternativas já mencionadas ou adquira um novo Office por um dos canais oficiais.

Você também pode denunciar o vendedor que comercializou o seu Office 365 "vitalício" pelo site denunciepirataria.org.br.

Veja dicas para se manter seguro on-line

Fonte: G1

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3