https://jornalinformativotabaiense.com

Governo do Estado convoca prefeitos do Vale do Taquari para debater concessão do bloco 2

Encontro ocorre no Palácio Piratini, às 9h, desta sexta-feira (11)

Por REDAÇÃO em 10/04/2025 às 12:10:35
ERS-130 (Foto: Arquivo/Independente)

ERS-130 (Foto: Arquivo/Independente)

O Governo do Estado convocou os prefeitos ligados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e à Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), além de representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e outras lideranças regionais, para uma reunião sobre a concessão do bloco 2 das rodovias estaduais. O encontro está marcado para esta sexta-feira (11), às 9h, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Durante a reunião, a expectativa é de que o governo apresente uma nova proposta para reduzir a tarifa por quilômetro rodado nas estradas da região. Inicialmente, o valor sugerido era de R$ 0,23, mas o vice-governador já sinalizou uma possível redução. A estimativa é de que a tarifa fique em torno de R$ 0,15.

Para viabilizar essa redução, o Estado deve ampliar os recursos repassados por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrig). Outra estratégia prevista é aumentar o número de pórticos de cobrança, o que ajudaria a diluir os valores pagos por cada passagem.

O Bloco 2 inclui 32 municípios do Rio Grande do Sul – o equivalente a 17,5% da população do estado – e soma 414,91 quilômetros de rodovias. Fazem parte desse bloco as estradas ERS-128, ERS-129, ERS-130 e RSC-453 (no Vale do Taquari), além da ERS-135, ERS-324 e BR-470, na região Norte.

GRUPO INDEPENDENTE

PUBLICIDADE:


Comunicar erro
Gaz tonini fotos

Comentários

fotos