https://jornalinformativotabaiense.com

Deputado Airton Lima cobra soluções para impasse na duplicação da RSC-287

Por REDAÇÃO em 19/03/2025 às 16:02:42
Foto: Celso Bender

Foto: Celso Bender

O deputado estadual Airton Lima (Podemos) fez um apelo durante a reunião desta terça-feira (18) da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, para garantir que a duplicação da RSC-287 atenda às necessidades da população de Tabaí, no Vale do Taquari, e não comprometa a segurança dos moradores. A iniciativa contempla pedido do município, expresso em ofício do prefeito Anderson de Azevedo Vargas, que expôs as preocupações da comunidade em relação à substituição da ponte por galerias, o que reduziria a área de vazão, constituindo risco de alagamento para a população da região.

As obras estão sendo conduzidas pela Concessionária Rota de Santa Maria S.A., do Grupo Sacyr, que respondeu ao pedido de explicações técnicas sobre a substituição da ponte por galerias. A empresa afirmou que seus projetos atendem os requisitos técnicos da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG) em relação à resiliência climática e que a ponte existente não possui problemas estruturais, mas será substituída por uma nova estrutura de galerias de concreto armado.

"A grande questão que fica para todos nós é: essa obra realmente visa manter a qualidade de vida dos moradores da região? Em caso de novas enchentes, as galerias serão suficientes para garantir a segurança da população e a mobilidade da comunidade?", questionou o parlamentar, durante a reunião do colegiado.

Na solicitação encaminhada pela prefeitura de Tabaí, a comunidade apela para que a ponte não seja substituída por galerias, pois a redução da vazão pode gerar alagamentos e colocar a população em risco. O deputado destacou que, até o momento, a preocupação não foi resolvida e que, em audiência recente da SERG com o Executivo Municipal, não foi apresentada uma solução concreta para o problema.

"Além da questão da vazão, há um fator ainda mais crítico: a obra pode isolar a escola que atende os moradores do outro lado da rodovia. Então, como garantir o acesso seguro das crianças e das famílias a um serviço essencial como a educação?", enfatizou. Trata-se da Escola Estadual Pedro Rosa, que atende mais de 600 alunos, para a qual o Município reivindica a inclusão de uma via lateral que garanta o acesso. Além disso, a comunidade também reivindica a instalação de uma passarela no bairro Joaquim José de Souza, onde residem cerca de mil pessoas em cada lado da rodovia, facilitando o acesso e reduzindo os prejuízos ao comércio local.

Após expor o assunto, o deputado Airton Lima fez um apelo para que a Comissão de Assuntos Municipais acompanhe a situação de perto. Além de pressionar para que as obras da RSC-287 sejam executadas de forma a preservar a segurança e a mobilidade da comunidade local, o parlamentar solicitou que haja um ambiente de mediação e esclarecimentos à comunidade.

PUBLICIDADE:


Comunicar erro
Gaz tonini fotos

Comentários

fotos