https://jornalinformativotabaiense.com

Confirmada a realização da 14ª edição da Carreteada e Cavalgada de Cabriúva

Tradicional evento chegou a ser cancelado, mas após regularizações se confirmou em nova data.

Por REDAÇÃO em 01/03/2025 às 10:25:40
Foto reprodução: JRAMOS

Foto reprodução: JRAMOS

Após polêmicas, a Carreteada da Cabriúva está confirmada. O evento que estava marcado para os dias 28/02 e 1/03, foi remarcado e ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril e fará parte da semana do município.

Entenda o caso:

No dia 1º de fevereiro a Associação dos Moradores de Cabriúva chegou a confirmar o cancelamento do evento por meio de um post nas redes sociais. O motivo se deu devido ao recebimento de um ofício da inspetoria veterinária solicitando a regularização do evento cumprindo a Instrução Normativa nº 29/2021, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação destinada a eventos deste porte. Conforme informações, o apontamento partiu de uma denúncia anônima.

O vereador e ex-presidente da Associação dos Moradores de Cabriúva, Dionatas Lopes de Souza, em tribuna na sessão da Câmara de Vereadores de Paverama, destacou que o evento é um movimento cultural e tradicional da comunidade, e buscou informações e soluções junto a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Estrela/SEAPDR, a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Teutônia - a qual Paverama faz parte -, a Administração Municipal de Paverama e com a diretoria da Associação dos Moradores de Cabriúva para que o evento pudesse ser realizado. O desfecho foi positivo.

Sobre a Carreteada:

A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local. Depois o dono do comércio levava a mercadoria até Taquari para vender, tudo por meio de carroça, puxada por bois ou mulas. A mercadoria ia até o Cais do Porto para após ir até a capital gaúcha via transporte fluvial.

Naquele tempo a mercadoria transportada era a soja, o feijão, o milho e a mandioca que era feita a farinha de mandioca. Já as carroças eram com as rodas de chapa, hoje modificadas por rodas de pneus.

Clic Paverama

PUBLICIDADE:


Comunicar erro
Gaz tonini fotos

Comentários

fotos