https://jornalinformativotabaiense.com
Foto divulgação: JRAMOS
Os gaúchos experimentaram frio rigoroso no começo de julho, e agora terão dias de veranico no final do sétimo mês do ano. Antes de um novo retorno do frio, a tendência é de temperatura acima da média desta época do ano. Serão várias tardes de praticamente calor em algumas cidades, embora siga fazendo frio em muitos municípios durante a noite.
As tardes mais quentes da semana serão as de terça, quarta e quinta-feira, especialmente no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, e no Oeste e no Norte do estado do Paraná. Em alguns pontos, as máximas devem ficar perto ou até acima dos 30ºC.
O sol aparece com nuvens amanhã, por exemplo. O dia começa com nuvens baixas, nevoeiro e neblina em diversos locais do estado, mas que se dissipam no decorrer da manhã e dão lugar ao sol. Faz um pouco de frio no começo do dia, com as menores marcas previstas para baixadas na área dos Campos de Cima da Serra. Com o sol, aquece rapidamente e a tarde será agradável na maioria das localidades com maior aquecimento na Metade Oeste.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um dos primeiros pesquisadores a definir o que seria um veranico no Brasil foi o médico e meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda nos anos 1950. Na época, ele investigava o fenômeno que provoca o verão fora de época no Rio Grande do Sul.
Na pesquisa de Machado, um veranico era oficialmente definido como:
Temperaturas máximas superiores a 25 ºC;
Temperaturas mínimas superiores a 12ºC;
Duração mínima de 4 dias;
Período com céu limpo ou névoa ao amanhecer;
Calmaria e ventos fracos
Fonte: MetSul/Inmet