https://jornalinformativotabaiense.com

Capitais brasileiras devem ter o sinal de internet 5G ampliado até o fim deste mês

Por REDAÇÃO em 09/07/2024 às 11:15:45
Cerca de 28 milhões de usuários têm celulares que permitem se conectar à internet 5G Foto: Agência Brasil

Cerca de 28 milhões de usuários têm celulares que permitem se conectar à internet 5G Foto: Agência Brasil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prevê ampliar a quantidade de antenas 5G em todas as capitais para, no mínimo, um equipamento a cada 30 mil habitantes, até o fim deste mês.

Há dois anos no Brasil, a tecnologia tem sistemas implantados em mais de 800 cidades e com sinal ativo em pelo menos 589 municípios, com cobertura média de 45%.

Cerca de 28 milhões de brasileiros têm celulares que permitem se conectar à internet 5G, segundo a Anatel.

Até o final de 2029, a Anatel quer que todas as cidades tenham o sinal em funcionamento. A expectativa é de que a cobertura de 5G atinja 84% da população brasileira até 2030.

A medida busca facilitar a inclusão digital e o acesso a serviços avançados, estimulando o crescimento econômico sustentável e a inovação em diversos setores?.

A adoção do 5G pode adicionar aproximadamente 0,50% ao PIB (Produto Interno Bruto) do País anualmente, o que representa um valor de cerca de 41 bilhões de dólares até 2030, segundo estimativas da World Back.

O acréscimo se dá ao aumento da produtividade, inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios que devem vir com a tecnologia, principalmente em setores como manufatura, agricultura, saúde e transporte.

A previsão é de que o número de usuários de 5G no Brasil alcance 179 milhões até 2030, segundo dados da agência.

O SUL


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários