https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Lula volta ao RS e visita o Vale do Taquari nesta quinta-feira

Por REDAÇÃO em 06/06/2024 às 09:09:58
Lula e Eduardo Leite no Rio Grande do Sul Ricardo Stuckert/PR

Lula e Eduardo Leite no Rio Grande do Sul Ricardo Stuckert/PR

Em sua quarta viagem ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes, o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva visita nesta quinta-feira, dia 6, as cidades de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.

Ele se reunir√° com prefeitos, outras autoridades locais e habitantes das duas cidades. H√° também a expectativa de um encontro com o governador gaúcho Eduardo Leite.

Para as 11h est√° prevista uma visita ao bairro Passo de Estrela, de Cruzeiro do Sul, onde 650 de um total de aproximadamente 800 resid√™ncias foram destruídas. Após o meio-dia, ser√° a vez de se deslocar até uma cozinha solid√°ria organizada em Arroio do Meio pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

A ideia é percorrer locais onde o chefe do Executivo federal não esteve ao cumprir agenda no Estado durante o m√™s de maio. Deste vez, entretanto, não foram antecipados possíveis anúncios de novas iniciativas de assist√™ncia por parte de seu governo.

Na última vez em que desembarcou no Rio Grande do Sul, dia 15 do m√™s passado, Lula confraternizou com 1.500 desabrigados em um centro de acolhimento no campus São Leopoldo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ele também interagiu com volunt√°rios e autoridades.

"Agradeço a diferença que estamos fazendo, todos juntos, e que vai marcar a vida das pessoas no Sul e no restante do País", declarou na ocasião. "O Brasil que pegamos anos atr√°s é diferente do que estamos agora construindo com a solidariedade dos brasileiros aos gaúchos. Isso nos faz acreditar em uma humanidade mais fraterna".

As duas viagens anteriores tiveram como destinos as cidades de Santa Maria (Região Central) e depois Porto Alegre, Canoas (Região Metropolitana) e Lajeado (Vale do Taquari). Em todas, o anúncio de medidas de apoio às vítimas da maior cat√°strofe j√° ocorrida no Rio Grande do Sul, bem como iniciativas para reconstrução do Estado.

Conforme o ministro da Secretaria Extraordin√°ria de Apoio à Reconstrução, o gaúcho Paulo Pimenta, a presença de Lula pela quarta vez em solo gaúcho desde o início de maio representa uma nova etapa:

"Passada a fase do resgate, a mais aguda e que exigia movimentação intensa para salvar vidas, agora é a hora de reconstruirmos as cidades. É de grande importância a presença do presidente nas √°reas mais atingidas do Vale do Taquari para conversar as pessoas e saber de suas dificuldades no momento".

Janja:

A primeira-dama brasileira Janja da Silva participar√° da comitiva, porém com uma programação diversa de Lula. Durante a manhã a sua agenda prev√™ visitas a pelo menos tr√™s locais na cidade de Guaíba (Região Metropolitana de Porto Alegre).

Acompanhada do prefeito Marcelo Maranata e da primeira-dama do município, Deisi Maranata, ela falar√° de programas federais em andamento para auxílio ao Rio Grande do Sul. Os locais escolhidos são um gin√°sio utilizado para acolhimento de vítimas das enchentes, um abrigo de pequenos animais e, por fim, uma lavanderia solid√°ria.

Marcello Campos/O SUL


Comunicar erro
TABAIENSE

Coment√°rios

CERTAJA 3