https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Rio Taquari estabilizou ao alcançar a marca de 27,78 metros em Lajeado e Estrela, nesta segunda-feira

Por REDAÇÃO em 13/05/2024 às 12:03:04
Foto: Juliano Beppler

Foto: Juliano Beppler

Desde as 6h30 desta segunda-feira, dia 13, o rio Taquari está recuando o nível junto ao ponto de aferição entre os municípios de Estrela e Lajeado. Eram 5h30 quando ele atingiu o pico dessa nova enchente, alcançando a marca de 27,78m de acordo com os dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e após isso estabilizou, vindo a iniciar o processo de baixa na sequência.

O grande volume de chuva que caiu no final de semana, foi o responsável por esse repique da enchente vivida na última semana. Os rios cheios, voltaram a receber a água que descia das cabeceiras do Taquari, e também dos arroios da região, causando um novo alagamento nas cidades do Vale.

Agora a preocupação se volta mais uma vez para a região metropolitana, para onde toda essa água está escoando. Na manhã de hoje, o Guaíba atingiu 4,78 metros e ultrapassou pela segunda vez em dez dias, a cota máxima da primeira semana de maio de 1941, onde até então havia sido registrada a maior enchente da história na Capital.

Com a tendência de que a alta do Guaíba siga, em especial nessa primeira parte da semana, é provável que ele volte a superar a marca de 5 metros, e além disso, pode bater o pico desta cheia até agora de 5,35 metros, o que vai estender a enchente por longo período e manter parte da cidade inundada ainda por semanas.

Giro do Vale

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3