https://jornalinformativotabaiense.com

Mais de 1 mil estudantes participam da V Conferência Regional de Educação Financeira

Evento celebra as entregas realizadas pelo Programa Cooperação na Ponta do Lápis, fomentado pela Sicredi Ouro Branco RS/MG e desenvolvido em 14 municípios das regiões do Vale do Taquari e Vale do Caí

Por REDAÇÃO em 30/10/2023 às 13:20:07
Foto divulgação: Grasieli Nabinger - Peça teatral abordou com bom humor cada uma das etapas do Método COOPS

Foto divulgação: Grasieli Nabinger - Peça teatral abordou com bom humor cada uma das etapas do Método COOPS

Enquanto centenas de jovens reuniam-se para mais uma manhã de aprendizados, fotografias estampavam os telões dos ginásios escolhidos para sediarem a V Conferência Regional de Educação Financeira. Além de desenhos e frases, as imagens retratavam mais: cooperação e esperança. Cores e formas, expostas às comunidades, materializavam, através da arte, o comprometimento com os sonhos. As pinturas dos painéis dos sonhos, desenvolvidas pelos estudantes dos nonos anos, transformaram ambientes escolares e, para além disso, disseminaram conhecimentos sobre educação financeira, abordados ao longo do ano no Programa Cooperação na Ponta do Lápis.

Aprendizados que puderam ser compartilhados através de bate-papos, em um Talk Show, e de novas experiências com a arte, dessa vez como expectadores de um espetáculo teatral, ao longo de dois dias de conferência. Na terça-feira, 24 de outubro, Teutônia sediou o encontro entre estudantes e profissionais de educação de oito municípios vizinhos. Quase 500 representantes de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí, Taquari, Triunfo e Westfália, estiveram reunidos no ginásio Martin Luther, no Bairro Languiru. Na quarta-feira, 25 de outubro, o encontro ocorreu em Montenegro. Na oportunidade, o Ginásio Domingão acolheu mais de 600 pessoas vindas do próprio município e de seis cidades vizinhas: Brochier, Harmonia, Maratá, Pareci Novo, Triunfo e São José do Sul.

"O impacto do aprendizado na vida do estudante" foi o tema abordado no evento – assunto que oportunizou reflexões baseadas em cada uma das etapas do Método COOPS: Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar. Conhecimentos evidenciados através da peça teatral "Os sonhos são possíveis" que retratou, com bom humor, a história de uma família que vivia desafios financeiros. Ao compartilharem questões do cotidiano, os artistas envolveram o público que reconheceu situações problemas e acima disso, experimentou uma nova oportunidade de análise dos comportamentos relacionados à vida financeira, de acordo com as particularidades de cada família, mas com uma premissa: "a melhor hora de começar é agora".

A conferência também oportunizou o desenvolvimento do protagonismo entre os jovens participantes do programa. A partir de um Talk Show, representantes de cada um dos municípios subiram ao palco para compartilharem vivências e experiências possíveis a partir do aprendizado do método. Conduzidos pela assessora pedagógica Elisabete Penz Beuren, mais conhecida como Profe Betinha, e por Franciele Lucca De Lazari, coordenadora do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, os jovens foram convidados a responderem perguntas como "de que forma é possível construir uma sociedade mais próspera?".

Presente nos dois dias de evento, o presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel, expôs alegria pela transformação que o programa proporciona. "Com essa mobilização conseguimos, na prática, desenvolver os princípios do cooperativismo – principalmente o quinto (educação, formação e informação) e o sétimo (interesse pela comunidade). O programa tem o propósito de incentivar a cooperação para uma vida financeira sustentável, e quanto antes começarmos a falar com as pessoas sobre isso, melhor", comentou. Além disso, citou: "um sonho sonhado sozinho não passa de um sonho. Sonho sonhado em conjunto vira realidade".

/ Momento específico para profissionais

Nos dois dias de conferência o turno da tarde foi dedicado exclusivamente aos profissionais de educação envolvidos com o programa. Ao todo, 92 pessoas, entre secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, integrantes das equipes diretivas e professores mediadores, vivenciaram um momento de apreciação do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e alinharam, com auxílio da equipe da Cooperativa, os passos a serem desenvolvidos no próximo ano.

/ Programa Cooperação na Ponta do Lápis

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é desenvolvido em 14 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG no Rio Grande do Sul. São 28 escolas dos Vales do Taquari e Caí e 58 turmas sensibilizadas pelo Método COOPS – método de ensino sobre Educação Financeira do Sicredi. Durante o ano de 2023 o programa impactou diretamente mais de 1.800 pessoas, entre estudantes e professores. Ao longo dos cinco anos de história, 85 turmas já vivenciaram o programa e mais de 53 mil pessoas foram impactadas por ele.

Texto e fotos: Grasieli Nabinger




Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários