https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Pela primeira vez, Samu de Taquari tem uma mulher como motorista de ambulância

A taquariense Juselda Martins Alexandre, de 40 anos, atua como condutora e socorrista

Por REDAÇÃO em 26/08/2023 às 09:04:10
A taquariense Juselda Martins Alexandre - Foto reprodução

A taquariense Juselda Martins Alexandre - Foto reprodução

Desde janeiro de 2011, o município de Taquari conta com o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tendo como base da equipe o Hospital São José. Há cerca de um mês, quem necessita do atendimento de urgência pode ser conduzido por uma mulher ao volante.

A taquariense Juselda Martins Alexandre, de 40 anos, iniciou em agosto o trabalho de condutora e socorrista de ambulância do Samu. Antes de assumir a vaga, ela já trabalhava na mesma função no atendimento de urgência de rodovias.

Técnica de enfermagem por formação, ela decidiu fazer um curso de transporte de emergência para agregar na profissão e atualmente cursa a faculdade de enfermagem. Juselda destaca que conta com o apoio de toda a equipe. "O principal desafio é enfrentar o olhar das pessoas vendo uma mulher dirigindo uma ambulância, mas é uma alegria estar fazendo o que gosto e contar com o apoio dos amigos", falou.

O Samu é um serviço gratuito 24 horas que presta orientações e envia, para atendimento, veículos tripulados por equipe capacitada. O serviço é acionado pelo telefone 192 e gerenciado por uma central de regulação das urgências. Faz atendimentos em qualquer lugar, residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

De janeiro a julho, foram 335 atendimentos realizados pelo Samu no município, conforme dados do Hospital São José.

Fonte: AI/RC - Grupo Independente


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3