https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Safra Estadual de Citros de Montenegro é aberta oficialmente

Por REDAÇÃO em 25/07/2023 às 10:34:19
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

"Não tem fruta melhor para comer num dia de sol do que a bergamota". A frase dita pela presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, durante a 23ª edição da Abertura Estadual da Safra de Citros de Montenegro, resumiu, de alguma maneira, o sentimento do público presente. Tradicional no município, o evento marca o início da colheita da bergamota Montenegrina na região – variedade descoberta ainda na década de 40, pelo citricultor João Edvino Derlam, justamente na localidade de Campo do Meio, que foi a sede do encontro ocorrido na manhã de segunda-feira (24/07).

Parte das ações que celebram os 150 anos de emancipação de Montenegro, a Abertura da Safra, inicialmente prevista para meados de junho, mas adiada por causa do excesso de chuvas, foi inclusa na programação da 16ª Festa da Bergamota Montenegrina que, desde a última sexta-feira (22/07), contou com uma série de atrações – de exposições de citros à mostra de maquinários agrícolas, passando por apresentações culturais e outras atividades. "O objetivo geral é valorizar os citricultores que, diariamente, se desafiam a produzir os frutos", pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper.

Para esta safra em Montenegro projeta-se uma colheita de 54 mil toneladas de bergamotas, 5.500 toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões. "Atualmente são 3.300 hectares de pomares, sendo cerca de três mil destinados à produção de bergamotas", afirma a extensionista da Emater/RS-Ascar Luisa Leupolt Campos. A colheita simbólica do fruto foi realizada em uma propriedade vizinha do Centro Social e Cultural da comunidade, sendo o anfitrião o agricultor Alessandro Kettermann, que saudou o público presente, enfatizando o esforço de todos que se envolvem na cadeia produtiva.

Para além do simbolismo da festa e da oportunidade de troca de experiências entre todos os envolvidos, a ação também possibilita a interlocução com uma série de lideranças, especialmente daquelas que debatem políticas públicas para o setor. Presente no evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, elogiou o esforço das entidades, especialmente da Emater/RS-Ascar, em levar diariamente as tecnologias e a assistência técnica para "dentro da casa" dos produtores. "Nesse sentido, é importante que sejamos essa ponte entre os citricultores e o poder público em todas as esferas", frisou, citando como exemplo o trabalho de prevenção ao greening, como uma das ações prioritárias do Estado.

Em sua manifestação, citou ainda a Expotchê, evento ocorrido no último mês de junho, em Brasília, que possibilitou grande visibilidade para a citricultura do Vale do Caí e do Estado como um todo. "Não por acaso, em um dos cartões postais que visava a apresentar roteiros turísticos do Estado, lá estava a Bergamota Montenegrina, estampada para que todos os visitantes vissem", destacou. "E, naquela ocasião, foi impressionante com as pessoas reconheciam a alma e a essência gaúchas, e é por isso que estamos aqui, para valorizar o trabalho de todos vocês, visível em cada gomo de bergamota que chega ao consumidor", completou o secretário.

Indo ao encontro da manifestação de Santini, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, reforçou o empenho do serviço de Extensão Rural e Social em estar ao lado dos citricultores, mesmo em momentos de dificuldades, como nas recentes estiagens, mas também das cheias que assolaram a região no último mês. "Nosso diferencial é justamente essa capacidade de resiliência, de dar a volta por cima", ponderou, mencionando os 25 mil hectares de citros plantados em todo o Estado. "E nessa minha fala quero prestar homenagem à região, pela pujança e pelo cultivo não apenas dos citros, mas de todos os alimentos da agricultura familiar", destacou.

Outras autoridades presentes no evento foram o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Rafael Cruz, o presidente da Câmara de Citricultura do Vale do Caí, Ivan Streit, e o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, além de secretários, representantes de entidades, técnicos e outros. A Abertura Estadual da Safra de Citros é uma realização do Governo do Estado e Prefeitura de Montenegro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro, Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região, Biocitrus e Ecocitrus.

Fonte: Emater/RS


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3