https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

A falta de transporte público em Tabaí

Vereador Pedro Araújo encaminhou pedido de informação ao Executivo Municipal

Por REDAÇÃO em 22/03/2023 às 07:43:40
Foto divulgação: Jorge Ramos

Foto divulgação: Jorge Ramos

O vereador Pedro Araújo encaminhou ao executivo municipal, após aprovação em plenário, um Pedido de Informações de autoria do mesmo, relativo ao Transporte de ônibus em Tabaí.

Ocorre que este é um anseio antigo dos cidadãos, o vereador Pedro Araújo tem cobrado do Executivo Municipal uma solução, uma vez que nem todas as pessoas não possuem veículo automotivo, só podendo se deslocar de táxi as cidades vizinhas, como por exemplo a cidade mãe Taquari. A cobrança do povo é constante.

Pedido informação do Vereador Pedro Araújo

DESDE 2021

Vale lembrar que, em novembro de 2021, já foi feito requerimento nº 038/2021, como também foi realizado reunião no gabinete do prefeito, junto ao Executivo e Legislativo, cidadãos e ao Diretor da Empresa Fátima, para discutir a possibilidade de criação de uma Linha de transporte coletivo em Tabaí.

"No Pedido, questionamos o Executivo quanto o que foi feito, se existe intenção da Administração e a previsão para dar solução ao problema, diz Pedro".

A reportagem do Informativo Tabaiense, foi as ruas ouvir a opinião da população a respeito da falta de transporte público na cidade de Tabaí.

Confira abaixo o que os entrevistados comentaram.

Nome: Anderson Weisbarch, 33 anos, mora no Bairro Morro do Pedro Rosa.


Anderson Weisbarch, mora no Bairro Morro do Pedro Rosa.

Trabalha em uma serraria.

Na minha opinião

Eu acho bem complicado porque tem pessoas que não possui condução própria.

Se houvesse um transporte público com alguns horários que fossem de fácil acesso

isso colaboraria em muito para a comunidade de Tabaí.

Porque muitas das vezes têm pessoas idosas, pessoas gestantes e outras pessoas,

que dependeria de um transporte público, como ir ao trabalho.

Nem muitas pessoas possui disponibilidade para estar pegando um veículo de aplicativo, ou táxi.

Pois com o transporte público ajudaria a melhorar a cidade de Tabaí e a fazer crescer.

Isso e de se pensar para o melhor das pessoas que aqui moram.

Nome:

Nome: Diandra Patrícia Junqueira, 33anos, mora no Passo Santa Cruz, rua do Campo do Rodeio.



Diandara Patrícia Junqueira moradora no Passo Santa Cruz

Sobre o transporte podia melhorar principalmente com mais horários, de segunda à sábado na Rodovia RSC 287, pois além de ter que descolocar da minha casa para levar minha filha em Taquari, tem poucos horários do intermunicipal POA/Taquari ou vice verso. Desde a pandemia a empresa diminuiu os horários. Quanto ao transporte público na cidade também faz falta aos moradores, que moram longe do centro da cidade.

NOME: Lucia Scherer, mora no faxinal dos Pachecos

Lucia Scherer, moradora no Faxinal dos Pachecos

Moro em Tabaí, desde os 11 anos de idade, nunca ficamos sem transporte, agora não podemos ir em Taquari, Paverama, Montenegro. Estamos isoladas, as pessoas não saem mais de casa, presos na cidade. Não temos transporte próprio, deveria ao menos colocar um ônibus três vezes por semana. Trabalhava em serviços gerais, é bem complicado a vida dos tabaienses, para ir no posto de saúde consultar, ou deslocar até a rodovia, leva mais de trinta minutos caminhando a pé com este calor ou em dias de chuva. Já participei de várias reuniões, já se passou três anos esta situação, ficaram de resolver, mas até agora nada resolvido.

Contraponto:


Prefeito Arsênio Cardoso

A reportagem do Informativo Tabaiense, esteve no gabinete do prefeito Arsênio Cardoso nesta manhã do dia 21 março, para saber como está a situação do transporte público, e saber quais as providências que estão sendo tomadas.

Acompanhe a entrevista do Prefeito Arsênio Cardoso.

Resposta: Arsênio Cardoso

Já tivemos algumas reuniões com as empresas que atuam no município e com os empresários da empresa Fátima, responsável pelo transporte público em Tabaí. A empresa Fátima chegou a reabrir algumas linhas do transporte público no município, mas devido à pouca demanda de passageiros, e por não cobrir as despesas do transporte, foi tomado a decisão de suspender o transporte público na cidade. Os empresários alegam que os mesmos que solicitavam o transporte público, se organizavam em ir em carro particular, revezando caronas, que também é um direito dos passageiros. A grande dificuldade alegada pelos empresários é que a demanda não cobre as despesas da linha. O que também podemos fazer é chamar novamente os empresários para tentar novamente em reativar o transporte público. Mas outra alternativa que nós poderíamos pensar é fazer uma linha municipal para fazer o transporte público, em fazer um intercâmbio com o transporte escolar, mas daí vem a questão jurídica, estudos, levantamentos de custos, o grande entrave é isso. Estamos sim preocupados com situação, e estamos buscando uma solução, finaliza.

Áudio da entrevista com o prefeito Arsênio Cardoso

Por REDAÇÃO
Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3