https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Navio de guerra do Irã atracado no Brasil é palco de festa com integrantes do governo Lula

A entrada das embarcações no espaço marítimo brasileiro causou uma crise diplomática entre o Brasil e os EUA, que impõem sanções ao Irã por causa de atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos.

Por REDAÇÃO em 04/03/2023 às 19:20:10

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permitiu que dois navios de guerra do Irã atracassem no Rio de Janeiro (RJ), mesmo sob protestos dos Estados Unidos e de outros regimes ocidentais. 

Além disso, o Palácio do Planalto também enviou representantes para participar de uma cerimônia que comemorou os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Irã, na última terça-feira (28). 

Na ocasião, integrantes do Ministério das Relações Exteriores e da Marinha do Brasil estiveram a bordo da fragata IRIS Dena, um dos dois navios militares iranianos ancorados na capital fluminense. 

A solenidade não foi divulgada nas agendas oficiais do Palácio do Itamaraty e da Marinha, mas foi revelada por reportagens da imprensa em apurações confirmadas pelo Conexão Política. 

A entrada das embarcações no espaço marítimo brasileiro causou uma crise diplomática entre o Brasil e os EUA, que impõem sanções ao Irã por causa de atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos. No mesmo sentido, Israel também criticou o Brasil por dar espaço em seu território a um "Estado terrorista". 

Os navios chegaram no Rio no domingo (26) e têm autorização para permanecer no Brasil até este sábado (4). O IRIS Makran é chamado de "monstro do mar" e tem 230 metros de comprimento. Mais que um petroleiro transformado em porta-helicópteros, ele pode lançar drones de grande porte, armados com mísseis ou de espionagem. 

Fonte: Conexão Política

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3