Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

vandalismo

Ato de vandalismo causa queda de torre de linha de distribuição e deixa cooperados do Vale do Rio Pardo sem energia

Parafusos foram retirados da estrutura, que acabou caindo durante temporal na região


Parafusos foram retirados da estrutura, que acabou caindo durante temporal na região - Foto divulgação: Certaja Energia

Um ato de vandalismo deixou cerca de 6 mil cooperados sem energia elétrica no Vale do Rio Pardo. Sessenta e quatro parafusos foram retirados da estrutura de uma torre da linha de distribuição da localidade de Cerro do Chileno, em Vale Verde. Sem a sustentação necessária, a torre caiu durante o temporal que atingiu a região no sábado (28). Com a queda, outra torre próxima também ficou avariada.

Cooperados de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul – municípios atendidos pela Subestação Vale Verde – foram atingidos com a falta de energia.

Para minimizar o impacto, a Cooperativa realizou transferência de carga para a Subestação Taquari, enquanto as equipes trabalhavam para consertar os estragos e restabelecer a normalidade no fornecimento.

"Com a transferência de carga, os níveis de qualidade da energia ficaram prejudicados, mas a prioridade naquele momento era que todos os cooperados tivessem energia", explica o gerente de Distribuição da Cooperativa, Eleandro Luis Marques da Silva.

Como o trabalho exigiu a contratação emergencial de equipes especializadas, Silva observa que ainda não é possível mensurar a totalidade dos custos envolvidos nesta operação. "Esse tipo de ato afeta diretamente os nossos cooperados, que ficam provisoriamente sem a prestação do serviço", comenta o gerente. "Além disso, também oferece um risco altíssimo para a comunidade e para quem efetua o ato de vandalismo, devido à possibilidade de exposição a choques elétricos", acrescenta.

Foto divulgação: Certaja Energia

Nesta segunda-feira (30), ao meio-dia, foram finalizados os reparos nas duas torres. O fornecimento de energia para toda a região foi integralmente normalizado no início da tarde.

A Cooperativa já tomou as medidas legais necessárias para apurar e responsabilizar os envolvidos. Pelas evidências apuradas até o momento pela equipe da CERTAJA Energia, acredita-se que a retirada dos parafusos tenha ocorrido nos últimos dias. "O local foi vistoriado recentemente, há cerca de duas semanas, dentro do programa de manutenção."

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!