https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Processamento de pescado é tema de oficina em Arroio do Meio

Por REDAÇÃO em 20/01/2023 às 17:17:18
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

A Emater/RS-Ascar realizou na última quarta-feira (18/01), na propriedade do agricultor Astor Klaus, da localidade de Arroio Grande, em Arroio do Meio, uma oficina de Processamento de Pescado. Voltada às famílias de piscicultores do município, que mantém uma associação informal que debate ações para o setor, a atividade teve o objetivo de promover a inclusão do peixe na alimentação, ampliar as informações a respeito do preparo de pescados e enfatizar todas as etapas do processo – iniciando na limpeza dos peixes, passando por cortes e filetagem, até chegar a preparação das receitas.

Entre os pratos preparados, estiveram peixes grelhados e fritos, lasanha, patê, pirão e outros acompanhamentos. Parte de um curso mais amplo de Piscicultura – que é oferecido pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) – a qualificação estimula os envolvidos a irem para além das preparações mais convencionais. "A ideia geral é estimular o consumo de pescados, especialmente para agricultores que possuem açudes em casa, o que facilita o acesso a um alimento sempre fresco", observa o extensionista da Emater/RS-Ascar João Sampaio, um dos ministrantes da atividade.

Anfitrião do evento, o piscicultor Astor Klaus é também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio que, ao lado da Cooperativa Sicredi, da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura apoiaram a iniciativa. "A nossa intenção como entidade é pensar no peixe como uma alternativa de diversificação, aliando a gastronomia ao turismo e a outras frentes", pontua, destacando ainda que, ao final da oficina, os integrantes da associação, além de saborearem o cardápio, calendarizaram uma série de ações para o ano de 2023, entre elas as futuras feiras do peixe.

"Aos poucos a ideia de que consumir peixe é algo apenas para a Semana Santa vai ficando pra trás, especialmente se o público puder ter acesso mais facilidade a peixes frescos, pescados diretamente na taipa, como é o caso dos nossos, aqui", destaca Klaus. Para a oficina, foram utilizadas carpas prateadas e cabeça grande. "A cada encontro dos piscicultores também é a oportunidade para trocar ideias sobre manejos e sobre outras formas de garantir o fornecimento de peixes de qualidade", analisa. "Muita gente gosta de peixe e saber prepara-lo pode ser o caminho para o aumento do consumo", finaliza a extensionista da Emater/RS-Ascar Márcia Fonseca.

Receita de Lasanha de Peixe

Ingredientes

2 cebolas picadas

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de óleo

Sal a gosto

3 tomates maduros picados

1 pimentão

Orégano, pimenta-do-reino e cominho a gosto

500 gramas de massa de lasanha

700 gramas de filé de peixe

250 gramas de queijo mussarela

Modo de preparo

Doure a cebola e o alho no óleo. Junte sal, tomates, pimentão, orégano, pimenta-do-reino e cominho. Cozinhe até formar um molho. À parte, cozinhe a massa em água quente e escorra. Forre o fundo de um refratário com molho e vá alternando camadas de massa, molho, filé e queijo. A última camada deve ser de queijo. Leve ao forno por 30 minutos, até dourar.

Dica: é possível fazer camadas com molho branco também.

Fonte: Ass de I. da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3