https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Nebulosidade e chuva irregular marcam a primeira segunda-feira do ano no RS

Temperaturas seguem altas com sensação de abafamento no estado

Por REDAÇÃO em 02/01/2023 às 08:43:49
Foto divulgação: Jorge Ramos

Foto divulgação: Jorge Ramos

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca aumento da nebulosidade nesta segunda-feira, dia 2, mas o sol chega a aparecer com nuvens no estado. O sistema frontal traz chuva muito irregular e mal distribuída. Alguns locais podem sequer ter chuva com apenas a virada do vento.

Os volumes serão baixos na maior parte dos municípios. Chuva forte apenas em pontos localizados com risco de tempestades isoladas de vento e granizo. Antes da chegada da frente ainda estará quente e abafado, mas as máximas não sobem tanto quanto no fim de semana. A temperatura declina com a chuva, mas se instala abafamento com a maior umidade.

As mínimas rondam os 16ºC em São José dos Ausentes e os 20ºC em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31ºC em Santa Cruz e 33ºC em Uruguaiana. No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 22ºC e 33ºC.

Se o ano seguir a tendência do seu primeiro dia no Rio Grande do Sul, será de muitos dias de calor. Todos os indicativos são de que 2023 será mais quente no estado que 2022, pela influência do El Niño que deve se instalar nos próximos meses.

Os gaúchos enfrentaram um começo de ano tórrido. Depois de um último dia de 2022 já com calor muito intenso em que a máxima chegou a 39,1ºC em Quaraí, o 1º de janeiro de 2023 teve máximas acima de 40ºC no que foi o primeiro dia do ano de maior calor em décadas em diversas cidades gaúchas.

MetSul / NIH Univates
Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3