https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Dos campos à política; Pelé foi Ministro do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso

Por REDAÇÃO em 29/12/2022 às 17:09:33
O eterno camisa 10 ocupou o cargo entre 1995 e 1998 Foto: Reprodução

O eterno camisa 10 ocupou o cargo entre 1995 e 1998 Foto: Reprodução

Após fazer história nos gramados, Rei Pelé foi nomeado Ministro do Esporte no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele ficou na ministério de 1995 a 1998, quando foi responsável pela criação da Lei Pelé, que revolucionou a prática desportiva no país.

A Lei Pelé tinha a finalidade de oferecer mais transparência e trazer mais profissionalismo ao esporte nacional. Com a criação da lei, houve o fim do passe nos clubes de futebol do Brasil e a transformação dos clubes em empresas. A lei também criou verbas para o esporte olímpico e paraolímpico e determinou a independência dos Tribunais de Justiça Desportiva.

Com a saída de Pelé, o Ministério dos Esportes se tornou Ministério da Cultura e do Esporte. Em 1° de janeiro de 2019, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a pasta do esporte foi incorporada ao Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da Cultura e Ministério do Desenvolvimento Social.

Guerra de Biafra:

O dia que Pelé parou uma guerra

Uma guerra entre dois grupos étnicos da Nigéria, Ibo e Hausa, causou um dos eventos mais dramáticos da África: a Guerra de Biafra, com mais de 2 milhões de mortos. A guerra civil teve início em 1967 e durou até 1970.

Durante a guerra, em 1969, o Santos foi para a África realizar um turnê de jogos amistosos. A convite do governo local, a equipe santista foi para a Nigéria realizar um amistoso com o Benin City.

Para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo. A equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra continuou.

Fonte: O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3