https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

XXIX SIPAT da CERTAJA trata de temas como dependência digital e inteligência emocional

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), evento trouxe conscientização e reflexão

Por REDAÇÃO em 29/10/2022 às 22:45:55
Público participante- Foto divulgação Certaja

Público participante- Foto divulgação Certaja

A XXIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi cheia de atividades e trouxe muita reflexão para os participantes. Palestras reuniram os colaboradores da CERTAJA Energia, CERTAJA Desenvolvimento e Chico Serviços Florestais na Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA), de 24 a 28 de outubro.

Você se sente ansioso, se fica longe do celular?

Sente que precisa verificar o celular sempre que chegam notificações?

E quanto às redes sociais? Tem a sensação de estar perdendo algo muito importante quando fica um tempo fora delas?

Você confere, com muita frequência, WhatsApp e redes sociais?

Estas foram algumas das perguntas feitas aos participantes da XXIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na manhã de segunda-feira, 24, pela palestrante Milena Talita Reuter, da Unimed VTRP. A resposta positiva à maioria das perguntas é um indicativo de dependência digital.

Milena Talita Reuter Milena Talita Reuter apresentou dados de pesquisas sobre dependência digital e sobre a nomofobia

A enfermeira apresentou dados de pesquisas sobre o tema e sobre a nomofobia – medo de ficar sem o celular. Milena explicou que o uso em excesso das tecnologias digitais pode ser uma ameaça para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar do usuário, provocando consequências como ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade e distanciamento social.

Rota de Santa Maria

A Associação dos Funcionários da Certaja (ACERTA) estava cheia na manhã de terça-feira, 25, para a palestra do engenheiro em Segurança do Trabalho, André Araújo, da Rota de Santa Maria, e o coordenador de operações da concessionária, Ricardo Abreu.

André e Ricardo André e Ricardo falaram das ações desenvolvidas pela Concessionária Rota de Santa Maria

Eles apresentaram dados sobre os serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes da rodovia RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria. A concessionária, do grupo global Sacyr, administra o trecho, que totaliza 204,51 km de extensão.

Araújo apontou as principais causas prováveis de acidentes, como desatenção, freadas bruscas e utilização do telefone ao volante. Ele também deu dicas para tornar o trânsito um lugar mais seguro e menos suscetível à falha humana.

Impactos dos riscos ambientais

Os impactos sociais, empresariais e humanos dos riscos no trabalho foram o tema do terceiro dia da SIPAT. Na quarta-feira, 26, o engenheiro em Segurança do Trabalho, Dionatan Terres, apresentou dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil.

Dionatan Terres

Engenheiro em Segurança do Trabalho, Dionatan Terres palestrou sobre os impactos sociais, empresariais e humanos dos riscos no trabalho.

Em 2021, foram registradas 571,8 mil notificações, segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalhador, mantido pelo Ministério Público do Trabalho e outros parceiros. Já o número de mortes relacionadas ao trabalho chegou a 2.487.

Terres ofereceu aos participantes um momento de reflexão sobre o impacto de um único acidente na sociedade e na vida de todos os trabalhadores – que pagam o INSS para que o contribuinte conte com este benefício, caso precise. Também mencionou o impacto na saúde financeira das empresas e na vida do acidentado e de seus familiares. "Ninguém se acidenta sozinho", disse.

Inteligência emocional

O tema do quarto dia foi Inteligência emocional. A psicóloga Keide Masera palestrou sobre o impacto das emoções nas ações e nas tomadas de decisão. "A gente vive a emoção e não sabe lidar com ela", observou. "As emoções não são negativas. O que é negativo são as consequências que elas podem trazer", acrescentou.

Keide MaseraLegenda: Inteligência emocional foi o tema da palestra da psicóloga Keide Masera

A psicóloga deu dicas para quem quer avançar no processo de aquisição da habilidade de perceber a emoção, acessá-la e geri-la. "É uma competência que pode ser aprendida – e uma das mais requisitadas no ambiente de trabalho", pontuou.

Entre as sugestões, estão entender os custos e os benefícios das ações que serão tomadas em função de determinada emoção, refletir sobre as informações e os aprendizados que as emoções podem trazer, e tentar compreender a situação sob outra perspectiva. Ela também ensinou técnicas que auxiliam a tirar o foco momentâneo da emoção.

SIPAT Mágica

O último dia da SIPAT contou com a presença do mágico Mateus Di Macedo, que divertiu o público e aliou truques de mágica a dicas de segurança! O evento contou com apoio do Sescoop/RS.

Sipat MágicaO mágico Mateus Di Macedo aliou truques de mágica a dicas de segurança no encerramento do evento

A SIPAT, realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), contou com a participação de colaboradores da CERTAJA Energia, CERTAJA Desenvolvimento e Chico Serviços Florestais.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3