https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Subestação Vale Verde é inaugurada pela CERTAJA Energia

Por REDAÇÃO em 21/10/2022 às 08:22:23
Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 19, e reuniu autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados, conselheiros e imprensa

Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 19, e reuniu autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados, conselheiros e imprensa

A Subestação Vale Verde foi inaugurada pela CERTAJA Energia nesta quarta-feira (19). A obra, iniciada em julho de 2021, foi apresentada à comunidade com a presença de diversas autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados pelo projeto, conselheiros da Cooperativa e imprensa.

Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destacou que este foi o maior investimento da história da Cooperativa – R$ 26,7 milhões. Além disso, apontou que tudo fluiu dentro da velocidade esperada e que a subestação deve alavancar o desenvolvimento das comunidades.

Renato Pereira Martins destacou parceria com municípios. Fotos: Cristiane Lautert Soares

"Para nosso orgulho, contamos com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos, os vereadores e, em especial, da secretária Marjorie, uma pessoa que tem uma relação forte com as cooperativas. A presença dessas pessoas, para ver in loco o que foi feito, é muito importante", analisou.

Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a última licença necessária para a operação da subestação. Ela celebrou a oportunidade de estar no evento e, principalmente, o cooperativismo. "Temos consciência do tempo do empreendedor, para que ele não desista, mas também para que nenhum rito legal seja deixado de lado", observou.

Entrega da Licença de Operação. Foto: Eduardo Dorneles/Estúdio Alfa de Comunicação

"É um prazer nós estarmos aqui hoje, entregando essa licença e sabendo que essa comunidade vai ter energia forte, que está preparada para receber mais empreendimentos; e que essa licença fortalece o papel e eficiência das cooperativas em todo o estado do Rio Grande do Sul", acrescentou a secretária.

Mais desenvolvimento nos planos para o futuro

Para Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, é motivo de alegria ver a obra pronta, já que o planejamento foi desafiador, pelo volume de investimento representado para a Cooperativa. "Todos os requisitos técnicos, ambientais e fundiários foram pontos importantes, tanto na observação do projeto prévio como também no executivo. Tivemos uma contribuição muito grande dos municípios. É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para a região", explica.

Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia

O próximo movimento da CERTAJA Energia visa atender a região sul da área coberta pela Cooperativa, o que contempla cidades como Barão do Triunfo, Sertão Santana e Sentinela do Sul. "Temos um déficit. Em breve, vamos fazer investimento naquele ponto para que nossos mais de quatro mil cooperados possam ser melhor atendidos", ressalta o presidente Renato Martins.

Bênção especial

Na inauguração, o pastor Jair Holzschuh e o diácono José Antônio abençoaram a obra, os cooperados, os colaboradores e todos os que estavam presentes na cerimônia. Após o cerimonial e o desenlace da fita inaugural, os convidados participaram de uma reunião-almoço, no salão da Comunidade Evangélica.

Pastor Jair Holzschuh

Diácono José Antônio

Compuseram a mesa de autoridades convidadas o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch; Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco; o presidente da OCERGS, Darci Pedro Hartmann; José Zordan, superintendente da FECOERGS e INFRACOOP; Erineo José Hennemann, presidente da FECOERGS e da CERTEL; e Pedro Thessing, vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo.

A Subestação Vale Verde

A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres. O projeto beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, também conselheiro da Cooperativa, agradeceu pelo empreendimento, inaugurado na mesma semana em que o município comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. "A energia elétrica chegou aqui em 1972. […] Ninguém queria trazer energia elétrica para Vila Mellos e Monte Alegre. Se não houvesse a CERTAJA, quem sabe, hoje, Vale Verde não seria um município, porque sem energia não existe desenvolvimento."

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3