https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Com investimento superior a R$ 26,7 mi, CERTAJA Energia inaugura subestação em Vale Verde

Subestação e linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão, beneficia cooperados de Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo

Por REDAÇÃO em 11/10/2022 às 08:30:02
Subestação e linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão, beneficia cooperados de Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo - Foto divulgação CERTA

Subestação e linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão, beneficia cooperados de Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo - Foto divulgação CERTA

A CERTAJA Energia inaugura, em 19 de outubro, mais um empreendimento: a Subestação Vale Verde, com potência instalada de 10 MVA, e uma linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão. A obra, que teve início em junho de 2021, beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

O investimento total ultrapassa os R$ 26,7 mi – é o maior da história da CERTAJA Energia. Presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins destaca que a iniciativa é uma conquista de todos os cooperados. "É fruto de um trabalho incessante e incansável para levar energia de qualidade a nossa extensa área de atuação, que abrange 19 municípios do Rio Grande do Sul."

Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga ressalta que a obra deve alavancar o desenvolvimento econômico da região. "Este é um dos nossos compromissos. Com a nova subestação, o sistema oferece uma maior potência disponibilizada, o que possibilita a implantação de novos empreendimentos e a ampliação das atividades já existentes na região."

Mais qualidade e confiabilidade

A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres.

Gerente de Distribuição da CERTAJA Energia, Eleandro Luis Marques da Silva explica que o sistema de 69 kV melhora a qualidade da energia fornecida. "Esta melhora pode ser verificada nos níveis de tensão, na confiabilidade do sistema, na diminuição das interrupções do fornecimento e na redução das perdas elétricas para a Cooperativa."

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3