https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Paisagismo no Meio Rural é tema de Encontro em Travesseiro

Por REDAÇÃO em 30/09/2022 às 16:51:31
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

Discutir a importância dos cuidados com o jardim, enfatizando o cultivo de flores não apenas como uma experiência sensorial, terapêutica, mas também como alternativa de renda para as famílias rurais. Este foi um dos objetivos do encontro Paisagismo no Meio Rural, realizado na quarta-feira (28/09), na Sociedade Esportiva e Recreativa Juventude, de Travesseiro. Na ocasião, o público de cerca de 40 pessoas trocou mudas e ramas de plantas diversas e acompanhou palestra e atividade prática sobre jardinagem, ministradas pela Emater/RS-Ascar.

Uma das painelistas, a extensionista da Emater/RS-Ascar Márcia Fonseca, ressaltou o aspecto da consolidação de ambientes energeticamente favoráveis, como um dos pontos positivos de se manter um jardim bem organizado, harmônico e limpo. "Além de ser uma forma de valorizar a propriedade e de elevar a qualidade de vida das famílias", destaca Márcia, que afirma que o jardim precisa de um propósito maior do que o de apenas amontoar plantas. "É descansar a mente, é contemplar, é estabelecer vínculos com os sentimentos humanos", frisa.

Já a extensionista Ana Cláudia Desconsi destaca a memória afetiva como um elemento que, em muitos casos, nos aproxima do cultivo de plantas. "Quem não se recorda, por exemplo, do cheiro de camomila?", completa Márcia. Ambas as profissionais da Emater/RS-Ascar apresentaram uma série de plantas que podem se adaptar bem à região, embelezando pátios e promovendo a biodiversidade – casos dos gerânios, hortênsias, crisântemos, margaridas, antúrios, cravos, lírios e rosas, entre outras.


Participante do encontro, a agricultora Beatriz Kern, de Arroio do Meio, preserva o hábito de cultivar plantas desde a juventude, influenciada pela mãe. "Uma das que mais gosto é a calêndula, que utilizo bastante, faço pomada", afirma. Entre as flores, as orquídeas, os bulbines, as bromélias, as cicas, a palmeira-real e a buganvília estão entre as cultivadas. "A meu ver aqui entra um aspecto medicinal, de lidar com a terra, de se sentir bem, de apreciar o resultado", analisa. "É muito aconchegante chegar a uma casa bem cuidada nesse sentido".

O encontro foi prestigiado pelo supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann e pela condutora da Rota Turística Travessias Maria de Lourdes Portella. Mallmann reforçou a ideia do paisagismo como elemento de organização da propriedade, que vai para além do mero "cuidar de flores ou de embelezamento". "É dar um senso de harmonia para o entorno, para os galpões e outros espaçou", observou. Já Maria lembrou que a programação integra Semana do Turismo no município, que conta com outras ações no sentido de estimular os munícipes para um olhar para o tema.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3