https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Região fecha primeiro semestre com 3,8 mil novos postos de trabalho

Por REDAÇÃO em 02/08/2022 às 11:10:18
Foto divulgação: Reprodução

Foto divulgação: Reprodução

A criação de novos postos de trabalho na região atingiu o melhor desempenho em mais de uma década no primeiro semestre. Nos seis meses do ano até agora, o saldo positivo na geração de empregos foi de 3.813, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número registrado a partir do somatório dos 38 municípios da região superou os 3.239 novos postos de trabalho alcançados ano passado, até então a melhor marca desde 2010 para o período. Naquele ano, o saldo resultante das admissões e demissões ficou em 5,2 mil entre os meses de janeiro e junho.

Desde então, somente em 2020 o Vale do Taquari fechou o primeiro semestre com saldo negativo na geração de emprego e interrompeu uma sequência de dois anos de crescimento. Isso ocorreu sobretudo pela crise decorrente da pandemia de covid-19 e o fechamento de empresas nas mais variadas áreas como forma de conter o avanço da doença.

Maioria com saldo positivo

Entre as 38 cidades do Vale do Taquari, apenas seis fecharam o semestre com saldo negativo. Nas demais, houve mais admissões do que demissões. Em números absolutos, Lajeado lidera o ranking regional, com 1.153 novos postos de trabalho, seguido por Teutônia (433), Arroio do Meio (416), Estrela (346) e Bom Retiro do Sul (201).

Em números proporcionais, a maior diferença entre contratações e desligamentos ocorre em Mato Leitão, com 11,6%, seguido por Poço das Antas e Imigrante, ambos com 10,2%. Fecharam o semestre com saldo negativo Colinas, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Fazenda Vilanova, Forquetinha e Vespasiano Corrêa.

Atração de investimentos

Para o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, o momento é perceptível no município. Seja por empresas em expansão ou novos negócios, a busca por profissionais é constante. E isso se reflete no saldo de novos postos de trabalho. "Está bem claro. Constantemente vemos anúncio de vagas. Estamos em uma crescente", avalia.

Um dos pontos destacados por Bohn é o distrito industrial, que vive fase de expansão. Já são quatro empresas instaladas e a quinta deve se instalar em breve. "O mercado está bem aquecido e variado. E temos uma localização estratégica, próxima de rodovias importantíssimas. Isso faz com que algumas empresas optem por se instalar em nosso município".

No país

O primeiro semestre no país também foi positivo na geração de empregos. Foram criados 1,3 milhão de novas vagas no mercado de trabalho no período, fruto de 11,6 milhões de admissões e 10,2 milhões de desligamentos. O setor de maior destaque foi o de serviços, responsável por 788,4 mil destes novos postos. Na sequência, aparece a indústria, com 215,8 mil, e a construção civil, com 184,7 mil.

Fonte: Grupo A Hora


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3