https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Processamento de Pescado é tema de oficina em Roca Sales

Por REDAÇÃO em 16/07/2022 às 11:07:14
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

Como forma de dar continuidade às ações para fortalecimento da Piscicultura local, a Emater/RS-Ascar de Roca Sales realizou, na terça-feira (12/07), no salão da comunidade de Linha Floriano Baixa, uma oficina de Processamento de Pescado. A atividade – parte do Programa Socioassistencial do município – teve o objetivo de fomentar a diversificação da produção e a elaboração de pescados, especialmente em uma área que tem crescido em ritmo superior a outras atividades.

Na ocasião, a extensionista social da Emater/RS-Ascar Leandra Bagatini destacou a piscicultura como uma excelente alternativa de renda, com rápido retorno do investimento, tendo ainda como possibilidade o aproveitamento dos recursos hídricos oriundos dos açudes. "Esta é uma atividade que tem todo um histórico de acompanhamento técnico e que se soma a outras ações de valorização do cultivo para autoconsumo nas áreas de frutíferas, hortaliças, plantas bioativas e outras que são realizas no município", pontua Leandra.

Responsável pela oficina, o extensionista aposentado da Emater/RS-Ascar Decolésio Piccoli - que dedicou 36 anos de serviços prestados à comunidade no escritório local – salientou as inúmeras ações de Extensão Rural e Social realizadas no período, em áreas como implantação de viveiros, repovoamento de açudes e na elaboração de pratos à base de pescados. "O Piccoli é uma referência quando o assunto é piscicultura e não é por acaso que ele segue apoiando a atividade", afirma a extensionista.

Para a oficina foram preparados pratos, como lasanha, peixe frito, pastel de peixe, escabeche, salpicão e peixes tipo sardinha e na grelha, sendo todas as receitas degustadas em um almoço ao final do evento. Integrante do Clube de Mães Girassol, a associada Nelcy Stormowski valorizou a atividade, pela possibilidade de compartilhar e agregar conhecimentos. "É uma experiência que nos permite ainda voltar o olhar para a agricultura familiar e suas possibilidades", analisa.

A capacitação contou com o apoio da União Rocassalense dos Clubes de Mães, da cooperativa Sicredi e da Prefeitura. Em relação ao cultivo de carpas, Roca Sales é atualmente referência na área, sendo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 15º colocado em produção nacional, o décimo no Estado e o primeiro no Vale do Taquari. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas no Escritório da Emater/RS-Ascar local.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3