https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Projeto Escolas no Campo de Arvorezinha valoriza cultivo da erva mate

Por REDAÇÃO em 15/06/2022 às 11:18:44
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

A manhã de terça-feira (14/06) foi diferente para os alunos da primeira a quinta séries e para professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lídia Fornari Grando, de Linha Gramado, em Arvorezinha. Na ocasião, acompanhados dos extensionistas da Emater/RS-Ascar local, o grupo participou do projeto piloto Escolas no Campo, que visa a e, entre outros, oportunizar a alunos, professores e agricultores um espaço de aprendizagem, troca e socialização sobre o meio rural e suas potencialidades, buscando despertar ainda o reconhecimento da importância da terra, dos produtores e do alimento cultivado.

Dividida em três etapas, a atividade contou inicialmente com visita ao Viveiro Cima, onde os alunos puderam conhecer o processo de produção de mudas de erva mate, desde a escolha da semente até o preparo pra comercialização. Em um segundo momento, o grupo observou o processo industrial da fabricação da erva mate, na Ervateira Nutrimate. A manhã foi encerrada na propriedade Querência Fadani Canton, onde os participantes puderam conhecer a fabricação artesanal da erva mate – que é certificada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) - desde o sapeco, até a moagem no pilão e o soque.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski salienta que outras escolas municipais, futuramente, poderão participar do projeto, que busca proporcionar vivências, sensações e percepções sobre a natureza e avida no meio rural. "A ideia é apoiar, manter e incentivar os jovens a permanecer, investir, evoluir e construir suas vidas junto às propriedades rurais do município" destaca. O projeto também busca fazer um link com a gestão ambiental, com o turismo rural e com as potencialidades econômicas das propriedades e de sua atividade, incentivando a ideia de permanência no campo e de sucessão rural.

Para a diretora da Escola, Roselaine Carneti Pastorio, iniciativas do tipo são de grande importância no sentido de estimular os jovens para a valorização do trabalho no campo, com qualidade de vida e apoio da família. "Essa pode ser uma forma de gerar essa consciência desde a infância, ampliar esse olhar", analisa. Rafaela lembra ainda que Arvorezinha está na Rota da Erva Mate, com o setor turístico buscando formas de ampliar essa visibilidade. "A cultura da erva-mate está presente em 70% das propriedades e a cada dia mais tem se apresentado como uma ótima oportunidade de negócio", destaca.

A atividade é apoiada pela Prefeitura e foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Ecologia e Meio Ambiente, Eleandro Guarda dos Santos, que também valorizou o projeto. Já o agricultor Olvir Canton, um dos anfitriões da manhã, reforçou a oportunidade de estabelecer a troca de experiências com as escolas, o que fortalece os laços sociais e culturais entre todos. A Emater/RS-Ascar atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. O projeto também conta com o apoio dos extensionistas Julio Marcon e Rubi Borsatto.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3