https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Ação da Semana do Alimento Orgânico é marcada por caminhada em Lajeado

Por REDAÇÃO em 17/05/2022 às 11:55:48
Foto divulgação: AI Emater/RS

Foto divulgação: AI Emater/RS

Uma ação com o objetivo de incentivar a produção de alimentos orgânicos, ampliar o debate sobre políticas públicas destinadas ao segmento e valorizar a educação alimentar e nutricional desde a juventude. Estes foram alguns dos objetivos da caminhada em defesa do alimento orgânico, ação organizada pela Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), na tarde da segunda-feira (16/05).

Com início na sede da Prefeitura e término na Praça do Papai Noel, onde a feira agroecológica ocorre semanalmente, a caminhada contou com a participação de mais de 70 pessoas. A ação integra a 18ª Semana Brasileira do Alimento Orgânico, que ocorre sempre na segunda quinzena de maio.

Integrante da AAVT, ao lado de coletivos de agricultores familiares, sindicatos de trabalhadores rurais, instituições de ensino, administrações municipais e outras entidades, a Emater/RS-Ascar possui um amplo trabalho em que discute alternativas de manejo, com vistas a fomentar e consolidar o cultivo de orgânicos no Estado. "Hoje, podemos afirmar que o interesse pelo consumo de alimentos livres de produtos químicos tem aumentado, especialmente na última década", observa o extensionista da Emater/RS-Ascar André Müller.

Nesse sentido, o que o coletivo busca valorizar esse modelo de produção, trabalhando temas como a manutenção de políticas de compra de orgânicos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), a ampliação de linhas de crédito destinadas ao segmento, a valorização das cadeias de consumo curtas e o incentivo a projetos de captação de água ou de energias sustentáveis. "Assuntos como sucessão rural, turismo e gastronomia também aparecem na pauta", explica Müller.

O extensionista lembra ainda que o consumidor é parte importante desse processo, estando mais atento ao tema, o que consolida esse tipo de mercado. "Em Lajeado está sendo estudada a abertura de mais uma feira agroecológica, esta no bairro São Cristóvão, o que dá conta da importância dessa articulação", pontua o representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Lauderson Holz.

Ainda assim, o grupo lembra que estes esforços estão longe de ser suficientes, dadas as dificuldades para a produção de orgânicos. "E é por isso que reafirmamos a determinação de fortalecer a Articulação como um coletivo de diálogo e convergência com diferentes setores da sociedade, no campo e na cidade, em prol da soberania e a segurança alimentar da população", finaliza.

Integram a AAVT outras entidades como a Pastoral da Saúde, a Associação Ecobé, Univates e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), entre outras. Participaram do evento – que foi concluído com feira, lanche agroecológico e show de Antônio Gringo – o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, e o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, José Paulo Mallmann, além de outras lideranças regionais. A Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3