https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Nossa Gente de Tabaí

Por REDAÇÃO em 22/01/2022 às 09:56:09
Pedro Molasco Azevedo com seu Banjo artezanal - Foto divulgação: Jorge Ramos

Pedro Molasco Azevedo com seu Banjo artezanal - Foto divulgação: Jorge Ramos

No decorrer deste ano de 2022 iremos entrevistar os tabaienses que de alguma forma divulgam e fazem parte da história de Tabaí. Como músicos ,cantores,artesões entre outros destaques.

Iniciamos a primeira entrevista com o senhor Pedro Molasco Azevedo.

Pedro Molasco Azevedo, 87 anos, natural do 4º distrito de Taquari, hoje morando em Tabaí à 16 anos, casado com a senhora Nelci Magalhães Azevedo, tem um casal de filhos (Solange e Valnei) quatro netos, três meninas(Fernanda, Iasmin, Laura) e um neto(Eduardo Riffel). Pedro iniciou atividades como músico no ano de 1965, à 57 anos onde foi registrado na Ordem dos Músicos, sua primeira apresentação foi com a banda Jazz Brasil tocando banjo artesanal, feito por ele mesmo. Sem ter nenhum conhecimento técnico, somente o dom e autodidata ele fabricou vários banjos um de oito cordas. Pedro salienta que também já participou de outras bandas, Irmãos Pacheco, Jazz Todeschini, Conjunto Morro Agudo.

Fabricando banjo:

Pedro Molasco Azevedo, conta que tudo começou o seu interesse por banjo, quando seu falecido pai tinha um empregado,que fabricava instrumentos musicais, entre eles o banjo. "Ganhei um banjo de presente. Daí surgiu o interesse em fazer o meu próprio instrumento, levei tempo para fazer o primeiro. Fabriquei também um banjo de oito cordas entre outros, hoje só tenho um banjo que é minha relíquia. Já recebi várias propostas para vender, mas não aceitei. Todos que fiz foram de forma artesanal e com poucas ferramentas. Hoje estou aposentado".

Banjo no Brasil!

Utilizado para desenvolver e desencadear introduções, solos e interlúdios. Introdução – pequena seção que prepara ao canto, no caso da música popular. Solo – melodia entre seções cantadas, estrutura da composição, mas que ocorre de maneira improvisada. Fonte: Google

Informe Comercial:



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3